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Estilo ao vento

Você sabe em qual ano foi lançado o primeiro Mini com carroceria conversível? Conheça a história desse descapotado de dimensões compactas, mas com um charme colossal


postado em 02/02/2019 05:10

Evolução: novíssima geração do Mini Cabrio em contraste com o primeiro compacto descapotado, fabricado em 1993(foto: Mini/Divulgação)
Evolução: novíssima geração do Mini Cabrio em contraste com o primeiro compacto descapotado, fabricado em 1993 (foto: Mini/Divulgação)

A Mini anunciou a chegada da nova geração do seu compacto com carroceria conversível ao Brasil no final do ano passado. Mas, o que pode causar estranhamento, é saber que o primeiro Mini Cabriolet não é tão antigo como se pode imaginar, tendo sido lançado só em 1993, diferente do que estas fotos do conversível precursor podem indicar. A explicação é simples, já que desde seu lançamento, em 1959, o modelo pouco mudou até que deixou de ser produzido 40 anos depois.

Ainda que não seja tão antigo como podia se supor, vale a pena conhecer a história desse compacto descapotado. Antes da estreia oficial do modelo, a concessionária Mini Lamm, da cidade alemã de Kappelrodeck, teve a iniciativa de construir um Mini conversível no ano de 1991. Com estrutura reforçada e um subchassi integrado, a qualidade do trabalho de conversão da carroceria impressionou os responsáveis pela matriz da Rover, que era a fabricante do Mini clássico, no Reino Unido.

A aceitação foi tão boa que a empresa chegou a produzir uma série de 75 exemplares do Mini Cabrio apenas para o mercado britânico. Depois disso, o conversível foi desenvolvido pela Rover Special Products em parceria com a Karmann (da Alemanha), tendo feito sua primeira aparição pública em outubro de 1992 no British Motor Show, realizado em Birmingham. Logo depois, o conversível entraria em produção na fábrica de Longbridge, no Reino Unido. Graças à capota retrátil com formas precisamente definidas, os contornos tradicionais de um legítimo Mini eram instantaneamente reconhecidos com o teto fechado.

A versão sem capota trazia detalhes exclusivos, como para-choques específicos, caixas de rodas alargadas e adereços nos frisos da soleira. O interior tinha uma alavanca de câmbio de nogueira, volante de couro e tapete de veludo. Havia apenas duas opções de pintura: vermelho Nightfire, com capota vermelha, ou azul Caribe, com teto cinza. Ao todo, 1.081 exemplares do clássico Cabrio foram produzidos até agosto de 1996, e que, mais tarde, acabaram se tornando raridades altamente cobiçadas.

O modelo tinha de série capota flexível operada manualmente, enquanto um mecanismo elétrico de abertura era oferecido como equipamento opcional. Sob o capô, a única opção era o motor de quatro cilindros e 63cv de potência, o mesmo usado no Mini Cooper, que, segundo a marca, assegurava fôlego de sobra ao veículo. Com o mecanismo de abertura eletro-hidráulico, o teto retrátil poderia ser totalmente aberto com o apertar de um botão ou parcialmente recuado, na parte dianteira, em 40 centímetros. A partir de então, esta função possibilitou a abertura da capota a velocidades de até 120km/h.

O modelo foi relançado em 2000 como uma espécie de releitura do Mini original, sendo que quatro anos depois havia a opção conversível. A segunda geração do Cabrio foi revelada no Salão de Detroit de 2009, ano que marcou o 50º aniversário da marca, com aprimoramentos no design, motores mais potentes e um interior de qualidade premium. Já a nova geração foi lançada em março de 2018 no mercado europeu com novas atualizações de design e tecnologia.


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