O Salão do Automóvel de Detroit se despede do inverno castigante para, em junho de 2020, dar um caloroso abraço no verão da Motor City. E a edição 2019 da mostra foi tão fria quanto o clima do lado de fora do Cobo Center, com poucas novidades até mesmo para o mercado norte-americano, bem mais exigente. Mas existem alguns poucos destaques de interesse para o consumidor brasileiro, como as picapes RAM 2500 e 1500, a primeira com o passaporte carimbado, e a segunda com grandes chances. No estande da Toyota o visitante vê o novo Corolla na versão híbrida, que por aqui será flex também.
Um fato que chama a atenção no Salão do Automóvel de Detroit é a ausência de marcas como Mercedes-Benz, BMW e Audi. Os espaços deixados por elas foram ocupados por carros de diferentes marcas, como se fosse o showroom de uma revenda. Tudo para tentar disfarçar o esvaziamento do Salão.
RAM Mas como o que interessa são as novidades, vamos a elas. A RAM, marca do grupo FCA, apresentou sua linha Heavy Duty com a nova RAM 3500, que tem opções de motores 6.7 litros turbodiesel e 6.4 Hemi V8, ambos com torque de caminhão e potência de sobra. Mas a picape de dimensões avantajadas e rodado duplo traseiro é destinada ao mercado norte-americano e não virá para o Brasil.
O outro modelo em destaque no estande da marca é a RAM 2.500, na versão Power Wagon, com suspensões e chassi reforçados para aventuras radicais. Esse modelo já é comercializado no Brasil em pequeno volume e a nova geração chegará no segundo semestre, provavelmente em outubro. A RAM 2500 tem PBT superior a 3.500 quilos, o que exige habilitação na categoria C.
Além dessas duas grandalhonas, o estande da RAM traz também o modelo 1500, que está sendo cogitado pela FCA para também desembarcar no Brasil. Os executivos do grupo não confirmam a vinda da picape, mas há informações de que a picape deve chegar por aqui no fim do ano ou início de 2020. Ela viria em uma versão equipada com motor a diesel 3.0 litros V6, de aproximadamente 240cv. A vantagem é que essa picape pode ser conduzida por motoristas com carteira tipo B.
JEEP Outra marca do grupo FCA, a Jeep destaca em Detroit a picape Gladiator, que tem desembarque previsto para o Brasil em 2020. O utilitário é baseado no Wrangler, conta com tração 4x4 e tem bom espaço na caçamba. A carroceria é feita com chapas de aço e de alumínio, o que reduziu o peso consideravelmente. Com certeza, o modelo vai conquistar os amantes do jipinho.
TOYOTA Mas de interesse para o Brasil, encontramos entre os vários modelos do estande da Toyota o novo Corolla na versão Hybrid, que está chegando ao mercado norte-americano. O interessante dessa história é que a Toyota já havia anunciado a produção do primeiro modelo híbrido flex no Brasil, e o VRUM apostou no Corolla. Com a aparição do modelo em Detroit, pode ser a confirmação de que estávamos certos.
FORD A marca do oval azul apresentou a C-V2X, uma tecnologia que conecta os automóveis por meio da internet 5G, e estará disponível em todos os carros da Ford produzidos nos EUA, a partir de 2022. Com essa tecnologia, os carros se comunicam entre si, fazendo a leitura da sinalização local. Conseguem, por exemplo, definir entre eles a preferência em um cruzamento. O objetivo é reduzir ao máximo o número de acidentes.
Entre as novidades da Ford, o destaque foi para a nova geração do Explorer, apresentado na versão ST. É o mesmo SUV de dimensões avantajadas e interior espaçoso. Outra novidade é o Ford Mustang Shelby GT 500, com performance extremamente esportiva. O muscle car está equipado com motor 5.2 V8 supercharged com mais de 700cv. Modelo tem transmissão de dupla embreagem de sete marchas, controle de arrancada e muita tecnologia.
(*) Jornalista viajou a convite da FCA