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Tendências inovadoras a serviço do mercado

Imobiliárias adotam metodologias com o objetivo de melhorar os resultados de vendas e locação


postado em 12/01/2019 05:05

Capacitação técnica para proprietários de imobiliárias. Imersão para prepará-los para as novas demandas de mercado (foto: Arquivo pessoal)
Capacitação técnica para proprietários de imobiliárias. Imersão para prepará-los para as novas demandas de mercado (foto: Arquivo pessoal)



Para ajudar a incrementar os negócios, metodologias inovadoras são grandes aliadas das imobiliárias, principalmente as de Belo Horizonte, que estão obtendo bons resultados, haja vista que vários proprietários estão investindo cada vez mais em gestão e capacitação com o objetivo de aproveitar as boas expectativas projetadas para 2019, assim como aumentar os resultados das vendas e locação já no início deste ano.


A consultora e mentora de gestão para o mercado imobiliário Arlene Gomes é responsável pelo Bootcamp Imobiliário (forma de treinamento), uma imersão de três dias para tirar gestores de imobiliárias da zona de conforto e apresentá-los a experiências de aprendizado com técnicas de design thinking (forma de abordagem tomada do campo do design e adaptada às empresas e corporações) e programação neurolinguística. A especialista no setor afirma que, mais do que nunca, o mercado imobiliário está inovando e que antigos hábitos tradicionais já estão sendo substituídos por metodologias ágeis, principalmente aquelas voltadas para o ambiente digital.


“Dominar as técnicas para vender e alugar é fundamental, mas estar por dentro das novas demandas do mercado é que garantirá o sucesso das imobiliárias. A agilidade no atendimento, o investimento em uma segmentação dentro do setor e o aumento de estratégias voltadas para locação de imóveis, a chamada receita recorrente, devem ser pontos valorizados por donos de imobiliárias que quiserem aproveitar o bom momento para aumentar o lucro em 2019”, ressalta Arlene.

EXPECTATIVAS POSITIVAS E 2019 promete ser um ano de recuperação para o mercado imobiliário. Para se ter uma ideia, além do aumento do limite para financiamento de imóveis, com o uso de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para R$ 1,5 milhão, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está prevendo crescimento para este ano de 10% a 15% nos lançamentos e nas vendas de imóveis, fazendo uma comparação com 2018. Anderson Campos, proprietário da imobiliária Rede Kaza Imóveis, localizada no Bairro Castelo, na Região da Pampulha, acredita que as expectativas para o setor, em 2019, são bastante positivas, principalmente com a entrada do novo governo.


“Acredito que a crise era mesmo política e, ao que parece, teremos um cenário diferente daqui pra frente, retomando a confiança dos investidores e construtoras. Outro fator importantíssimo também é a taxa Selic, que bateu recorde dos últimos 30 anos, chegando a 6,75% ao ano”, lembra o empresário. Anderson conta que a imobiliária tem investido em novas metodologias para revolucionar a gestão interna e também melhorar o relacionamento dos corretores com os clientes. “Em 2018, a Rede Kaza Imóveis alcançou crescimento de 16% em vendas e 23% em locações”, destaca.


“Contamos com uma consultoria voltada para a criação de objetivos e resultados-chave, chamada de Objectives and Key Results (OKR), para entender aonde queremos chegar, como chegaremos e de que maneira vamos mensurar nossos resultados”, esclarece o empresário. “Essas capacitações têm alterado a mentalidade de toda a empresa, permitindo um entendimento melhor das possibilidades do mercado imobiliário, que está acompanhando as tendências mais inovadoras”, garante Anderson.


Esse cenário positivo também é percebido por Adriana Batista, proprietária da imobiliária Sensale Imóveis, localizada no Bairro Estoril, na Região Oeste de Belo Horizonte. Ela participou da mesma capacitação feita por Anderson. A gestora conta que, após o acesso a novas metodologias de gestão, passou por uma renovação completa da equipe e decidiu tornar-se especialista em um segmento.


“Nossa equipe teve acesso a novos termos e possibilidades. O mercado imobiliário ainda é bastante tradicional, mas a demanda do consumidor está acompanhando as inovações. Com o acesso a essas novidades, entendemos que precisamos acompanhar também. Os resultados já estão surgindo, internamente, com o engajamento maior por parte da equipe”, comemora Adriana.

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