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Convergência tecnológica

A concessionária digital também se enquadra como complemento ideal ao chamado comércio eletrônico


postado em 08/12/2018 05:09

Concessionária Amazonas, em São Paulo, tem ambiente projetado para incluir uma interação de forma digitalizada por meio de telões de alta definição, totens e tablets(foto: Fiat/Divulgação)
Concessionária Amazonas, em São Paulo, tem ambiente projetado para incluir uma interação de forma digitalizada por meio de telões de alta definição, totens e tablets (foto: Fiat/Divulgação)

 

 

A maneira de comprar carros vem mudando no mundo e o Brasil acompanhará de perto esse cenário. Por isso, não foi surpresa que duas marcas tenham iniciado aqui, de forma quase simultânea, a introdução da assim chamada concessionária digital. Fiat e Volkswagen protagonizaram entre o fim de novembro e este começo de dezembro uma espécie de corrida tecnológica para anunciar a primazia. No exterior, em particular na Europa, onde tudo começou há mais de dois anos, esse modelo de negócio se consolidou.


A Fiat saiu na frente com a concessionária Amazonas, na capital paulista. Ambiente foi especialmente projetado para incluir uma interação de forma digitalizada por meio de telões de alta definição, totens e tablets. Mesmo que o comprador não seja especialista ou extremamente ligado em tecnologia, vai apreciar todas as opções que o sistema oferece. Óculos de realidade virtual complementam a nova experiência de compra ao simular a atmosfera interna do veículo e noção de dimensões. Esse recurso, em particular, já vinha sendo utilizado aqui pela Audi em suas lojas.


Por outro lado, a Volkswagen atuará de forma mais ampla. Este mês, o mesmo sistema estará disponível em 10 concessionárias em todo o país, e no primeiro trimestre de 2019 até 30 outras serão abertas na América Latina. Mais do que demonstração de tecnologia, esses recursos permitem grande ganho de tempo e de qualidade de venda. As variedades de equipamentos e de acabamento podem se comparar de forma mais eficiente, no ritmo e disponibilidade do interessado.
Mesmo com a possibilidade de montar “ilhas” digitais em lojas já existentes, a vantagem mais expressiva é a abertura de novos pontos de vendas a partir de 90m², com apenas um ou dois carros em exposição e aumento de eficiência no atendimento. Nas grandes cidades ficou muito caro ou até mesmo impossível encontrar áreas bem localizadas para abrigar um arranjo tradicional de showroom.


A concessionária digital também se enquadra como complemento ideal ao chamado comércio eletrônico que avança no país. Iniciativas mais aprofundadas atualmente existentes, da Renault e da Citroën, tendem a se expandir. É até possível um cliente dessas duas marcas completar todo o processo de pesquisa e compra pela internet e ter seu carro novo entregue em casa, mas são casos raros. O interessado estar limitado ao tamanho e resolução de uma tela de celular ou de computador agora deixa de existir. Ele poderá se integrar a uma loja física com todos os recursos modernos.
Sites independentes de compra e venda de veículos usados pela internet também anunciam a possibilidade de atender quem deseja comprar um zero-quilômetro a partir de 2019, encaminhando interessados às concessionárias. Esses clientes, digamos, mais “tecnológicos”, vão apreciar um ponto de venda convergente com suas preferências.

 

alta roda

 

NISSAN prepara uma surpresa para o SUV compacto Kicks. De olho no acirramento da concorrência com a chegada do T-Cross, terá opção e-Power, que tornou o Note o carro mais vendido no Japão. Trata-se de versão elétrica de baixo custo: motor convencional atua apenas como gerador para uma bateria pequena. Sem problemas de autonomia
 e tempo de recarga.

SÃO 11 os lançamentos anunciados para 2019 pela GM. Quatro já revelados: Bolt, Equinox Midnight e os Camaro cupê e conversível. Dos sete que faltam, probabilidades maiores são: novos Onix e Prisma, novos motores de três cilindros para estes dois compactos, Cruze hatch e sedã Midnight (ou versões esportivas RS), e estreia de internet 4G e Wi-Fi a bordo (no Cruze).

RENAULT comemora 20 anos da fábrica paranaense com meta de ampliar participação no mercado de 8,7% para 10% até 2022. Ao confirmar produção do SUV de teto baixo Arkana, o presidente da empresa, Luiz Pedrucci, previu a necessidade de outro SUV no segmento C. Esse produto (porte do Jeep Compass) ainda está sendo projetado. A coluna estima lançamento em 2023.

DESTAQUES visuais do novo Camaro são frente, lanternas traseiras e rodas de 20 polegadas. Há ainda controle de largada (melhor combinação para aceleração máxima), “aquecimento de pneus traseiros” (freia as rodas dianteiras e as traseiras patinam à vontade) e câmbio automático de 10 marchas. Retrovisor interno por câmera, herdado do Bolt,é avanço notável.

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