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Água na fervura


postado em 03/11/2018 05:07

O VW T-Cross será apresentado no Salão do Automóvel esta semana e chegará ao mercado em abril de 2019 (foto: Volkswagen/Divulgação)
O VW T-Cross será apresentado no Salão do Automóvel esta semana e chegará ao mercado em abril de 2019 (foto: Volkswagen/Divulgação)


Se o segmento de SUVs compactos já estava aquecido, a chegada do primeiro modelo desse tipo fabricado no Brasil pela Volkswagen jogará água na fervura. O T-Cross teve pré-apresentação mundial à imprensa simultaneamente em São Paulo, Amsterdã (Holanda) e Xangai (China), semana passada, e será uma das grandes atrações do Salão do Automóvel paulistano, de 8 a 18 de novembro.

Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Ford EcoSport e Renault Captur são alguns dos concorrentes diretos, sem contar o modelo que a Fiat também vai lançar. Este trará arquitetura do Argo e está previsto, segundo fonte da coluna, para dentro de um ano e meio. E ainda vem o novo Chevrolet Tracker, em 2020. O modelo da VW será lançado em abril de 2019, mas só em maio toda a rede de concessionárias estará bem abastecida.

O fenômeno SUV é global e um produto mais rentável para a indústria por ter maior porte. Jürgen Stackmann, vice-presidente mundial de vendas e marketing, veio ao Brasil e destacou esperar que, pela primeira vez, o Golf seja ultrapassado pelo Tiguan, como modelo de maior sucesso da marca no mundo, embora sem estimar um prazo. O presidente da VW do Brasil Pablo Di Si afirmou que a participação somada dos SUVs subiu de 9% para 23% em apenas sete anos. “Aqui, a tendência é chegar a 30% em pouco tempo, como já acontece na Europa”, acrescentou.

O modelo brasileiro recebeu aperfeiçoamentos executados em São Bernardo do Campo (SP) e adotados na versão chinesa. Espaço interno é maior por adotar o mesmo entre-eixos do sedã Virtus (2,65m, contra 2,56m do T-Cross europeu, baseado no Polo). Também é 0,9cm mais alto e largo, 8,5cm mais comprido, além de mudanças estilísticas na frente e na traseira.

O interior apresenta modificações, entre elas saídas de ar-condicionado para o banco traseiro que, por sua vez, não tem trilho corrediço como o europeu. A versão brasileira inclui estepe de uso temporário (T-Cross europeu não usa estepe). Aqui, o encosto do banco traseiro pode ser regulado para compensar, em parte, a perda de espaço no porta-malas (volume de 373 a 420 litros). Outros destaques: iluminação em LED na região dos pés, centro do console, painel e maçanetas. Há opção de sistema de som Beats e sete alto-falantes.

Oferecerá itens exclusivos no segmento, como quadro de instrumentos digital, seletor de perfil de condução, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de estacionamento 3.0 e quatro entradas USB (duas para o banco traseiro). Pode vir com faróis com LEDs e teto solar panorâmico. Controle de estabilidade será de série.

T-Cross terá exclusivamente motores turboflex, de 1.0 litro (128cv) e 1.4 litro (150cv), de consumo contido e alto desempenho, além de câmbio automático de seis marchas. Motor aspirado de 1.6 litro, apenas para exportação.

Preço de referência deverá ser menor que o Honda HR-V, líder do segmento entre os SUVs compactos. O motor 1.0 litro tem menor incidência de IPI e deve partir de R$ 85 mil, chegando a R$ 105 mil (completo). Além desse modelo, a VW terá o SUV médio Tarek argentino (2020), um “aventureiro” derivado do Polo (2019) e o SUV grande americano Atlas (2020).

alta roda


MAIOR destaque no recente AMG Performance Tour, no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), o Mercedes-Benz CLS 53 4MATIC+ combina linhas atraentes de um sedã-cupê à inigualável suavidade e sonoridade de um motor 6-cilindros em linha (3-L) que a marca traz de volta. São 435cv e 53kgfm. Tem tração integral e suspensão pneumática. Preço: R$ 599.900.

JAGUAR E-Pace passa sensação de robustez a toda prova ao partilhar arquitetura do Land Rover Evoque. Motor é igual, porém, bem mais potente (300cv x 240cv). Mais pesado que o “brother”, porém, com vão livre menor, demonstra agilidade surpreendente, sem perder muito no uso fora de estrada. Interior, bem acabado, destaca materiais de alta qualidade.

SEGUNDA geração do BMW X4 estreia no SASP com interessante atualização de linhas, motor 2.0 litros, 252cv (7cv a mais) e pacote tecnológico de peso para conectividade e assistência à condução. R$ 334.950 a R$ 421.950. Audi, por sua vez, faz contraponto com a espetacular station RS4 Avant, de 450cv, aceleração até 100km/em 4,1 s. Para uma “tocada”, de fato, prazerosa.

NOVO diferencial autobloqueante da ZF lança mão de recursos digitais e atualizações de software (programa de controle) por meio de nuvem (internet). Sistema agora interliga-se aos freios do veículo para afinar a dinâmica
de direção, tanto no uso fora de
estrada quanto no asfalto. Escopo é estabelecer a melhor relação estabilidade-conforto possível.


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