Jornal Estado de Minas

O diabo que fez isso

Deus não quer essas coisas. Não faz nada de ruim para nós. Mas você sabe que o diabo tem poder. Ele que fez isso. O Diabo. Deus não prejudica. Tanto é que Deus salvou muita vida. Deus salvou muita vida e tem poder de salvar mais.

Deus vai me dar tudo de volta, como eu tinha. Minha paz, minha casa, vai me dar minha vizinhança. Ele tem poder.
Nunca imaginei sair de lá (Bento Rodrigues). Todo mundo é uma família. Todo mundo conhece a gente. São pessoas boas, ótimas, não tinha negócio de bandido, de polícia correndo atrás de ninguém. Um lugar muito bom.
Queria terminar lá. Na hora que a barragem rompeu eu tinha feito um pudim de leite condensado para minha neta, a Jamili, de 9 anos.

Eu disse: “Leva, minha filha, mas não come quente, não, que faz mal”. Daí a pouco quando abri o portão ouvi um barulho insuportável. Quando cheguei na esquina tem uma casa, da minha vizinha chamada Eva. Gritei e perguntei o que é isso. O esposo dela, o Ademir, falou assim: “Ô Dona Maria, foi a represa que estourou.”

Eu não sinto raiva porque eu não sou de ter mágoa com nada. O que eu tenho é sentimento. Foi muito triste.
Um sentimento muito profundo. Eu morava lá, tinha de tudo e hoje eu não tenho lar. Estou dependendo da minha filha e do meu genro. Aqui (em Catas Altas, onde está na casa da filha) é muito difícil de ir em Mariana para resolver as coisas.

Já tô de idade e não aguento muito coisa. Eu sou mais acostumada a mexer com a criação, com minhas galinhas, andar pela chácara afora. Isso que eu estou acostumada. Para eu ir para lá e resolver essas coisas é muito ruim. Já vai para um mês eu estou aqui e as coisas todas amontoadas.

Eu choro. Choro bastante. Choro porque não tenho explicação porque isso aconteceu.
Não chegou nenhum da Samarco para falar assim: vocês estão correndo perigo. Meu sonho? É ter minha casa. Quero viver na minha casa como era. .