Jornal Estado de Minas

TELEVISÃO

Pratos típicos de Minas revelam memórias afetivas

 
“Sabor & afeto”. Há nome mais perfeito para um programa que busca retratar a cultura mineira e sua diversidade através de deliciosos pratos típicos espalhados pelo estado? Todos nós temos (que seja) uma lembrança dos almoços de domingo, dos cafés da tarde e de toda a família se reunindo à mesa para prosear e saborear um pratão de feijoada, um pãozinho de queijo, um biscoitinho caseiro ou qualquer outra delícia culinária que somente nós, mineiros, sabemos fazer.





A proposta do programa da Rede Minas que estreou em dezembro do ano passado e vai ao ar às quintas-feiras, às 20h, é desbravar as Gerais e mostrar seu povo por meio da culinária. A atração é apresentada pela chef Maria Esperança de Paula, formada em gastronomia internacional pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA), que também fez cursos de gastronomia molecular no Gastronomy Lab e lidera o Atelier Esperança na Cozinha.

“Uma das questões que está muito presente na culinária atual é a confort food (comida confortável). A cozinha mineira possui isso no seu DNA: o movimento de não apenas preparar o alimento, mas pensar em como a comida é servida e qual é a sua história. O acolhimento está intrínseco na culinária”, declara Esperança.

De acordo com Ike Yagelovic, diretor de Conteúdo e Programação da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que encabeça as mudanças da programação da emissora pública, o objetivo é partir dos pratos típicos de cada localidade para narrar as histórias e explorar a cultura das várias regiões do estado.





“O mineiro nunca recusa quando batemos em sua porta pedindo um copo d’água. E quando ele te chama para a cozinha, pode saber que você já é de casa. A cozinha representa isso: o acolhimento e a hospitalidade típicos do mineiro, reconhecidos mundialmente”, conta Ike.

CURIOSIDADES

“Sabor & afeto” não contempla apenas as delícias da culinária de Minas. O primeiro bloco de cada episódio é dedicado a contar a história – em parte, pelo menos – da localidade visitada, suas atrações turísticas, tradições e curiosidades. “Vamos até a cidade e conhecemos os personagens que vão nos revelar histórias, que são memórias afetivas, receitas de família e mostrar o que tem lá”, aponta Caroline Ramos, gerente de Produção da Rede Minas.

O segundo segmento une a cultura e a comida, narrando a importância da culinária para o local através de chefs e especialistas.

 “A nossa comida tem uma identidade e um dono: a dona Maria, que faz sua receita de quatro gerações e cozinha em seu cantinho, assim como sua mãe e sua avó faziam”, afirma a chef Esperança.





Já na terceira parte, Esperança reproduz um prato típico, mas sempre com alguma novidade. A chef conta que se surpreendeu com a repercussão positiva que o programa e os preparos dos pratos estão gerando. Em suas férias, teve a oportunidade de visitar alguns dos locais que já abordou e provar algumas das receitas produzidas.

Os produtores também ressaltam a importância da culinária mineira – que está para se tornar patrimônio cultural – para a subsistência da população. “É um ponto fundamental para a economia do estado, para a geração de emprego e renda, além ds fixar o homem e a mulher em sua terra”, afirma Yagelovic.
 

“SABOR & AFETO”

Programa vai ao ar às quintas-feiras, sempre às 20h, na Rede Minas. Também é possível assisti-lo no site da emissora: redeminas.tv
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro