Jornal Estado de Minas

João Baldasserini quer ladrões da vida real também na cadeia


 
João Baldasserini recorda com carinho dos bastidores de “Pega pega”, exibida originalmente em 2017. Na reprise da novela das 19h da Globo, o ator dá vida ao divertido Agnaldo. Um dos quatro ladrões do furto dos 40 milhões de dólares de Pedrinho (Marcos Caruso), o personagem age de maneira irresponsável, muitas vezes ao ser motivado pela amada, Sandra Helena (Nanda Costa). No entanto, é a ex-camareira quem o ajuda na hora em que ele mais precisa. Ver os bandidos atrás das grades na ficção fez o intérprete ter esperança de que a Justiça também pode ser feita na sociedade brasileira.
"Do meio para o fim da novela, parte do elenco está preso. E ficava pensando que seria incrível se fosse assim na vida real. Enfim, as histórias dos ladrões têm um carisma muito grande, porque os personagens tomam atitudes equivocadas e inconsequentes", afirma o ator.
 
 
 
Apesar de Agnaldo ter cometido um crime com Sandra Helena, Malagueta (Marcelo Serrado) e Júlio (Thiago Martins), João reforça o lado bom dos personagens, como o laço de amizade entre eles. Para o intérprete, a autora Claudia Souto soube conduzir o folhetim.
Dessa maneira, quem assiste à trama compreende as razões que os levaram a infringir a lei. E pode até torcer pela redenção do grupo.
"As características de cada ladrão foram bem colocadas e trabalhadas. Nós tivemos oportunidade de desenvolver essas relações, o que trouxe uma graça e espontaneidade. O público enxerga quem eles são", acredita.
 
Em 2017, os antigos funcionários do Carioca Palace ganharam a simpatia do público. Sem ignorar a má conduta do quarteto, João analisa que, durante a reprise, os ladrões podem até ser mais criticados do que na exibição original. Porém, ele assegura que as sequências atrapalhadas de Agnaldo, Sandra Helena, Júlio e Malagueta ainda são divertidas.

DESAPEGO "A novela está passando num momento em que as pessoas estão questionando o que acontece no país com mais vigor. Na época, os ladrões tinham carisma e eram muito queridos.
Mas, em algum momento, a gente sabia que iam pagar, tanto que foram presos", comenta.
 
 “Pega pega” fecha a trilogia de João Baldasserini na faixa das 19h da Globo. Antes da pandemia de COVID-19, o ator estava no ar como o Zezinho de “Salve-se quem puder”. Com a paralisação da trama de Daniel Ortiz, um das novelas reexibidas no horário foi “Haja coração”, na qual ele dava vida ao publicitário Beto. Em seguida, voltou a aparecer nos capítulos inéditos do folhetim interrompido. E, agora, está em mais uma reprise com pegada cômica.
 
Feliz com a trajetória, o ator relata que guarda, da história escrita por Claudia Souto, as amizades construídas nos bastidores. "Já tinha feito um filme com a Nanda (Costa), mas a novela aproximou a gente. Também pude conhecer o Thiago e o Serrado. Acho o trabalho muito bom e difícil, porque, depois de tanto tempo junto, vem o desapego, dar um tchau temporário aos colegas.
Mas, talvez, seja isso que faz a mágica da nossa profissão." (Estadão Conteúdo)
.