Jornal Estado de Minas

CACAU DA AMAZÔNIA

Festival de chocolate projeta Altamira como destino turístico no Pará

 

 

A 2ª edição do “Chocolat Festival Xingu” é concluída com recorde de público e montante de negócios após quatro dias de evento no Centro de Eventos Vilmar Soares, em Altamira (PA). Iniciado na quinta (15/6) e encerrado no domingo (18/6), a edição paraense do maior evento de chocolate e cacau da América Latina movimentou mais de R$ 5 milhões em negócios, 40% acima dos R$ 3 milhões do evento de 2022.





De acordo com os organizadores, o destaque de 2023 foi a atração do público visitante, com cerca de 110 mil pessoas, mais do que o dobro do número recebido no ano passado, pouco mais de 40 mil.


Com uma programação diversa e plural para todas as idades e perfis, o "Chocolat Festival" conquistou definitivamente um espaço na agenda econômica, turística e cultural do Pará, levando em consideração a adesão do público geral que pôde conferir no pavilhão de feiras produtos de origem, gourmet e artesanais apresentados por quase 140 expositores e mais de 250 marcas.

 

Entidades ligadas aos indígenas levaram uma pequena mostra da rica arte feita na região (foto: Carlos Altman/EM)

Em paralelo, uma agenda nacional e internacional de cursos, palestras e exposições voltadas para a promoção de mercado, cultivo e produção movimentou especialistas e entusiastas da cultura do chocolate e cacau.


O Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Desde 2009, já foram realizadas 27 edições em Bahia, Pará, Espírito Santo e São Paulo, além do evento internacional em Portugal, apresentando diversas marcas de chocolate de origem, bean-to-bar, premium e gourmet.





O Chocolat Festival já recebeu aproximadamente 1 milhão de visitantes em todas as edições, mais de 500 expositores dos mais diversos segmentos e distribuiu mais de 80 mil certificações em oficinas e cursos técnicos e gastronômicos realizados. Além disso, promoveu a criação de mais de 350 marcas de chocolate em todo o país desde 2009.

O Chocolat Festival Xingu 2023 é uma realização da Prefeitura Municipal de Altamira, Governo do Estado do Pará (Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca) e FunCACAU. A correalização é do Sebrae e o apoio da NorteEnergia, FAEPA e CEPLAC. A organização é da MVU Empreendimentos, do Grupo M21, detentora da marca para o Brasil e exterior.

 

A próxima edição já tem data e local confirmados: a 14ª edição do Chocolat Bahia acontece esta semana em Ilhéus, entre os dias 20 e 23 de julho.