Jornal Estado de Minas

Tesouros históricos

Igor Galo
Especial para o EM
 
Ao caminhar pelos ruas de Zaragoza, principalmente na Calle Alfonso, o turista se depara com arquitetura eclética dos prédios bem conservados - Foto:  

Quando o navegador Cristóvão Colombo chegou à América, a Espanha que conhecemos hoje teve duas capitais. Do Reino de Castela, Toledo, onde estava a rainha Isabel e sua corte, e Zaragoza, a capital do antigo Reino de Aragão, que permaneceu independente até 1707, e como uma entidade regional até 1833, com a unidade da Espanha. Situada a meio caminho entre Madrid e Barcelona, tem atraído cada vez mais visitantes que viajam em trens de alta velocidade entre as duas grandes cidades, principalmente pela facilidade de acesso. A parada permite descobrir os tesouros históricos da capital aragonesa.
 
Com 2 mil anos de história, Zaragoza foi originada na cidade romana de Cesaraugusta desde que se tornou a cidade mais importante no Rio Ebro. Na verdade, suas atuais características históricas quase seguem a rota da antiga cidade romana.
 
Palácio da Aljafería, construído na segunda metade do século 11, é o testemunho islâmico na cidade - Foto: Fotos: Zaragoza Turismo/Divulgação
Sob a atual Basílica da Virgem del Pilar, que durante anos foi a principal atração para os visitantes de Zaragoza, está o fórum romano antigo que foi redescoberto em 1990 durante as obras de construção de um parque de estacionamento subterrâneo. Hoje, como outrora, essa praça ainda é o epicentro histórico da cidade, onde estão a Catedral de São Salvador (SEO) e a Basílica del Pilar, duas visitas essenciais. Zaragoza é única cidade no mundo que tem duas catedrais.
 
Uma visita ao Museu Fórum Cesaraugusta, na Plaza del Pilar, pode ser uma excelente opção para iniciar uma caminhada pela cidade, conhecendo suas origens. A entrada custa 3 euros e inclui um guia de áudio e audiovisual, que explica como foi a fundação da cidade.
Ele faz parte do conjunto de cinco museus municipais, que podem ser visitados por apenas 9 euros.
 
Aqueles que desejam uma visita guiada da Zaragoza desconhecida, que começa desde os tempos romanos até o presente, a Civitatis oferece o serviço por 7 euros. O conselho da cidade oferece o Zaragoza Cartão de Turista por 18 euros, permitindo o acesso a museus e monumentos da cidade, sem encargos adicionais, visitas guiadas, além de meios de transporte públicos.
.