Jornal Estado de Minas

João Pessoa

Capital da Paraíba é merecedora de prêmio pela Unesco

Restauração dos casarios do Centro Histórico da cidade garantiu à capital paraibana o título de Cidade Criativa pela Unesco - Foto: Fred Bottrel/EM/D.A Press

O casario no Centro Histórico de João Pessoa demonstra a pujança da cidade, mas também as marcas do tempo. As atividades para revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa contribuíram, inclusive, para que a cidade conquistasse o título de Cidade Criativa.
 
Um desses projetos é o programa Anima Centro, criado pela Prefeitura de João Pessoa para levar atividades artísticas e de empreendedorismo ao Centro Histórico. É preciso cumprir requisitos para conquistar o título de Cidade Criativa e para mantê-lo também é necessário que a cidade permaneça gerando e promovendo a economia criativa. 
 
“O Anima Centro é um programa criado pela Prefeitura de João Pessoa, que leva atividades para o Centro Histórico, tanto na parte de artesanato como revitalização do local, atividades culturais no Centro Histórico, como no Hotel Globo, Parque Independência, Pavilhão do Chá. Primeira etapa da Bica, que é o zoológico daqui que foi inaugurado. Então, todos esses polos têm semanalmente atividades culturais”, afirma o coordenador Beto Rabelo
 
Saiba Mais 
 
A revitalização do Centro Histórico de João Pessoa levou a capital da Paraíba para o seleto grupo de Cidades Criativas, título concedido pela Unesco. Em todo o mundo, são 180 cidades criativas e João Pessoa é um dos oito municípios brasileiros a conquistar essa posição: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes folclóricas; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema. 
 
 
.