Jornal Estado de Minas

Rio de Janeiro

Prepare-se para a contagem regressiva do réveillon no Rio de Janeiro

Rituais das religiões de matriz africana celebram a chegada do novo ano nas areias da orla carioca - Foto: Daniel RAMALHO/AFP
 
Os preparativos para o réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro, considerado o mais famoso do Brasil e um dos maiores do mundo, já estão a todo vapor. Neste ano, a prefeitura da cidade espera que mais de 2,8 milhões de pessoas se reúnam na orla da praia para celebrar a chegada de 2020. O tema da festa, Amor a cada vista, está relacionado à beleza natural e arquitetônica da Cidade Maravilhosa, que, no próximo ano, será a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).
 
 

A tradicional queima de fogos em Copacabana terá 14 minutos de duração. O espetáculo pirotécnico contará com trilha sonora sincronizada e começará, claro, à meia-noite. Serão 10 balsas, com 16,9 toneladas de fogos com bombas de alto, médio e baixo calibres, além de artefatos inéditos. Apesar do clima de alegria, uma polêmica marcou os preparativos para a grande festa: é que o prefeito carioca, Marcelo Crivella, confirmou que o Gospel será, pela primeira vez, um dos ritmos do réveillon e convidou a cantora Anayle Sullivan para a noite de apresentações. Além dela, estão confirmados o violinista Allyrio Mello, os sambistas Diogo Nogueira e Ferrugem, o DJ Marlboro e a escola de samba da Mangueira.
 
 
A estrutura da festa terá sete telões para que o público possa acompanhar os shows, além de 16 torres de comunicação com sonorização, 800 banheiros químicos, quatro postos médicos e 30 torres da Polícia Militar. Outros oito palcos serão distribuídos em diferentes bairros do Rio de Janeiro, localizados no Flamengo, com direito a queima de fogos disparados de três balsas, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Parque de Madureira, Sepetiba, Guaratiba, Piscinão de Ramos e Penha. Já na Barra da Tijuca, serão 12 pontos de queima de fogos, com duração de 5 a 15 minutos.
 
O sambista carioca Diogo Nogueira será uma das atrações no Show da Virada - Foto:  
.