Jornal Estado de Minas

monte verde

Respire novos ares

Pedra Redonda, a mais famosa da cidade - Foto:

Conhecida por seu "clima europeu", Monte Verde está a mais de 1.600 metros de altitude, cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, atraindo muitos casais em busca de sossego e romantismo. Com mais de 100 meios de hospedagem, entre hotéis e pousadas, Monte Verde pode acomodar em torno de 12 mil turistas (mais que o dobro do número de habitantes da cidade, que é de 5 mil).

Lá, o clima é frio e seco, portanto, não se esqueça de fazer a mala , mesmo nesta época, quando as temperaturas caem frequentemente para até 10°C, em algumas noites da primavera e verão. A boa pedida, claro, é namorar em frente à lareira, saboreando o típico fondue da região. Mas o destino também tem várias opções de lazer, principalmente as ligadas ao turismo ecológico.

Você pode começar o passeio com uma caminhada pela manhã, já que o ar puro das montanhas e a mata exuberante da região são um convite ao trekking. A cidade tem oito trilhas principais e você pode começar pela Trilha do Pinheiro Velho, que tem início na avenida principal e termina no aeroporto. Apesar de ser somente uma pequena pista com um hangar, o aeroporto é o mais alto do Brasil, a 1.600 metros de altitude. Nessta trilha, há um mirante, de onde se tem a melhor vista panorâmica de toda a vila, com as montanhas ao fundo.



Para fazer as trilhas, não é necessário acompanhamento de guia, porque são todas leves, mas não deixe de usar um tênis confortável (e velho), porque o barro e a lama fazem parte da caminhada. Não se esqueça também de se manter hidratado e de usar protetor solar.
A Pedra Redonda é a mais famosa de Monte Verde. No caminho até local, os visitantes passam por uma trilha onde todo o percurso tem cerca de um quilômetro e pode ser feito em 1h30min. A vista panorâmica do alto da pedra é  de tirar o fôlego, principalmente no nascer do Sol ou ao entardecer.

Se não quiser caminhar, você pode fazer algumas trilhas pilotando quadriciclos, motos, jipes ou mesmo de mountain bike ou a cavalo. Tudo pode ser alugado na cidade. Em Monte Verde, você ainda pode praticar montanhismo, arvorismo, rapel, paintball e patinação no gelo. Há uma pista que funciona o ano inteiro. Não deixe de visitar o Bar do Gelo, que foi recentemente inaugurado na cidade.


.