(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Termina neste fim de semana a temporada da truta em Visconde de Mauá

Últimos dias para conferir de perto as novidades preparadas por chefs renomados com o peixe de água doce primo do salmão. Além de poder apreciar as belezas da região serrana do Rio de Janeiro


postado em 08/11/2019 15:44 / atualizado em 08/11/2019 16:16

 
Prato criado pelo Restaurante Babel, tem truta com pirão e pesto de coentro com banana à milanesa(foto: Vanessa Koehler/ Divulgação)
Prato criado pelo Restaurante Babel, tem truta com pirão e pesto de coentro com banana à milanesa (foto: Vanessa Koehler/ Divulgação)
Região de Visconde Mauá, na região serrana do Rio de Janeiro, festeja a Temporada da Truta, que comemora sua 17ª edição apostando na qualificação e aprimoramento da gastronomia.

A truta, peixe de água doce primo do salmão, tem entre seus benefícios a alta concentração de Ômega 3, óleo que previne doenças cardiovasculares, além de baixo teor de sal e gordura. O peixe encontrou nas águas cristalinas das nascentes da Mantiqueira um ambiente ideal para reprodução, que já inspira os restaurantes há muitas décadas.

Em1999 teve início a temporada da truta, evento com promoção de cursos, workshops e palestras com chefs renomados que aproveitam a produção local de pescado de alta qualidade para capacitar equipes, refinar o cardápio e aprimorar a experiência do visitante.
 
Truta Primavera com musseline de abacate e molho de beterraba, será servido na Pousada Terras Altas(foto: Vanessa Koehler/ Divulgação)
Truta Primavera com musseline de abacate e molho de beterraba, será servido na Pousada Terras Altas (foto: Vanessa Koehler/ Divulgação)
 
Além dos menus, a enogastronômica é um dos destaques, oferecendo refeições harmonizadas com vinhos selecionados e cervejas artesanais da região. A vocação de Mauá como produtora de boa parte dos insumos da sua gastronomia, agrega à cadeia produtiva, promovendo a inclusão de produtores rurais e oferecendo maior variedade de itens locais aos visitantes.

“A temporada da truta segue a tendência mundial de buscar pela produção local, incluir os produtores rurais no circuito interno e ser o elo entre o produtor, o estabelecimento gastronômico e o consumidor final”, comenta André Murray, proprietário do Restaurante Babel. “Além disso, quem participa da temporada está mais perto de conhecer o verdadeiro terroir da Região Visconde de Mauá”, complementa.

O evento que começou há um mês, termina neste domingo, 10 de outubro novembro. Nos 30 dias de festa, foram lançados 28 novos pratos e 13 novos petiscos com inspiração no peixe. Os fãs de novidade ainda poderão visitar os restaurantes, cafés, lanchonetes e bistrôs integrantes e se deliciar com as mais de 40 inovações.

“O evento é uma das ações para estimular, desenvolver e consolidar o turismo gastronômico local, incluindo além das belezas naturais, também um roteiro gastronômico”, comenta Ana Luiza Ferraz, representante da MAUATUR.
 
Cachoeiras são alguns dos atrativos da região de Mauá, que está entre os 10 destinos nacionais mais procurados entre viajantes(foto: Divulgação)
Cachoeiras são alguns dos atrativos da região de Mauá, que está entre os 10 destinos nacionais mais procurados entre viajantes (foto: Divulgação)
 
Muito procurado pela natureza exuberante, com cachoeiras e paisagens de serra, Visconde de Mauá está entre os 10 melhores destinos nacionais em 2019, segundo a Operadora de Viagens Expedia. Após tanto tempo dedicando-se à arte da cozinha, Mauá afirma-se como destino gastronômico e espera agradar os paladares mais exigentes.
 
O evento é organizado pela MAUATUR, patrocínio do Sebrae Rio e tem a participação do empresariado da cidade.

 

Mais informações



Informações: (24) 3387-1283


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)