(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Nas veredas do Brasil

Pousada na Bahia proporciona experiências em meio à natureza aliando conforto e elementos autênticos da região do cerrado


postado em 24/09/2019 04:00

Pôr do sol na Fazenda Trijunção: mais um espetáculo da natureza para quem gosta de contemplar uma bela paisagem(foto: trijunção/divulgação)
Pôr do sol na Fazenda Trijunção: mais um espetáculo da natureza para quem gosta de contemplar uma bela paisagem (foto: trijunção/divulgação)

 
A paisagem é de savana, com campos, veredas, vegetação rasteira e árvores de troncos retorcidos. Nela vivem mais de 13 mil espécies de plantas e cerca de 4.700 animais diferentes, entre os quais o menor jacaré do mundo, a raposinha-do-campo e o lobo-guará. Não bastasse a rica biodiversidade, que corresponde a 30% do país e 5% do mundo, o segundo maior ecossistema brasileiro é ainda o berço das águas, com reservas hídricas subterrâneas que abastecem uma série de estados. Mas tudo isso está sob ameaça de extinção, dada a taxa acelerada de desmatamento, maior até do que a da Amazônia. Restam apenas 50% do sistema original, e somente 3% da gigantesca área do cerrado é oficialmente protegida em unidades de conservação.
 
O Dia do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, foi instaurado para pensarmos na conservação desse ecossistema tão fascinante quanto essencial. Consciente da importância da data, a Pousada Trijunção combina sofisticação com uma série de jornadas em meio à natureza no município de Jaborandi, no coração do cerrado, na Bahia.
 
A região abriga várias espécies de aves(foto: trijunção/divulgação)
A região abriga várias espécies de aves (foto: trijunção/divulgação)
 
 
Quem visita a pousada, localizada na junção dos estados Bahia, Minas e Goiás, vivencia toda a riqueza natural que o cerrado tem a oferecer, desde caminhadas pelo Parque Nacional Grande Sertão Veredas, passeios contemplativos de caiaque ou barco a motor na lagoa onde está a nascente do Rio Formoso e observação de estrelas. E, aos que buscam uma experiência mais radical, a dica é subir em uma mountain bike com pneus especialmente adaptados para explorar os terrenos arenosos da savana brasileira. Trilhas de extensões crescentes – incluindo um passeio até o marco da divisa entre os três estados – fazem da fazenda o ambiente perfeito para uma pedalada com adrenalina.
 
Há inclusive um projeto próprio de preservação, desenvolvido em parceria com o ONG Onçafari. Os lobos-guará vivem livres na Fazenda Trijunção, onde encontram condições ideais para sua reprodução. Com um pouco de sorte, os hóspedes podem avistar esses pernaltas carismáticos de perto, com seu pelo vermelho-dourado e jeito peculiar de caminhar, considerado o animal símbolo do cerrado.
 
Flores típicas do cerrado(foto: trijunção/divulgação)
Flores típicas do cerrado (foto: trijunção/divulgação)
 
 
Para os interessados pela vida selvagem, o cerrado é um paraíso. Na Fazenda Trijunção podem ser encontradas mais de 210 espécies de aves, muitas delas notáveis por sua raridade. Através da experiência Passarinhar, os visitantes são convidados a buscar e identificar as diferentes espécies de aves em seus hábitats. O safári noturno é a grande oportunidade de presenciar todo o mistério do cerrado durante a noite e com um pouco de sorte observar animais como a raposinha-do-campo ou o jacaré-anão –  o menor do mundo.
 
A experiência insider se estende à gastronomia. Obras literárias sobre a região, como as de Guimarães Rosa, descrevem a “cozinha de fora” e a “cozinha de dentro” do sertanejo. Na “cozinha de fora”, os viajantes se reuniam nas varandas e ambientes externos para compartilhar as refeições. Na “cozinha de dentro”, eram convidados a adentrar as casas das pessoas, sentando-se à mesa. A Trijunção oferece a seus hóspedes a mesma experiência – churrascos, piqueniques e cafés da manhã nas veredas,
 
 
COMO CHEGAR

A Pousada Trijunção está localizada no município de Jaborandi, Bahia, no coração do cerrado, a 388 quilômetros de Brasília e 68 Mambaí, município do estado de Goiás. A fazenda conta com uma pista de pouso para aviões de pequeno porte, mas os hóspedes que optarem por voo comercial podem pousar em Brasília e então se deslocar de carro até a Trijunção. Saiba mais em 
pousadatrijuncao.com.br. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)