Jornal Estado de Minas

Bate e volta

Passa Quatro, na Serra da Mantiqueira, preserva história, relíquias e amor pela natureza

Túnel da Mantiqueira entre Minas e São Paulo - Foto: Ramon Lisboa/EM

Por entre o relevo montanhoso e as águas que brotam na região, Passa Quatro revela ser um destino e tanto. A cidade abriga o quarto maior pico do Brasil, além de ser um reduto para quem procura águas terapêuticas e aventuras radicais. Localizada no Circuito Terras Altas da Mantiqueira, o pequeno município de 16 mil habitantes está mais próximo do eixo Rio-São Paulo do que de Belo Horizonte, mas a viagem compensa a distância.
 
 
Pra começar, Passa Quatro conserva uma relíquia que deixou saudade em muita gente. A maria-fumaça se mantém preservada e é um convite para voltar no tempo. O trem sai da estação central de Passa Quatro e vai até a estação Coronel Fulgêncio, inaugurada por dom Pedro II, e ao Túnel da Mantiqueira.
 
A estação é localizada no alto da Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Da janela, é possível admirar o verde das matas, o relevo montanhoso, o azul do céu e as águas que passam pela cidade. O passeio custa R$ 65 por pessoa.
 
Maria-fumaça se mantém preservada em frente a estação de trem da cidade mineira - Foto: Prefeitura de Passa Quatro/Divulgação 
O quarto maior pico do Brasil, com 2.798 metros de altitude, a Pedra da Mina fica na travessia Serra Fina, divisa entre Minas e São Paulo.
O nascer e o pôr do sol visto do alto é algo inacreditável. Para subir, é preciso disposição e guias especializados pelo alto grau de dificuldade. Há várias trilhas de acesso, mas algumas inviáveis.

ARQUITETURA CLÁSSICA
Serra Fina, quarto maior pico do Brasil - Foto: Ramon Lisboa/EM 
 
O Centro Histórico conta com uma arquitetura clássica e típica de cidades do interior. Com casas datadas do século 19 e início do 20, apresentam uma verdadeira aula do design histórico da região. A Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal também faz parte da arquitetura eclética do início do século 20.
 
Atualmente, o local é sede do Patrimônio Histórico Municipal. Em 2000, o imóvel foi tombado, passando a ser o primeiro bem imóvel legalmente protegido da cidade.
As igrejas também fazem parte do cartão-postal da cidade, com destaque para a de São Sebastião.
 
Além disso, Passa Quatro é um paraíso hidromineral. Espalhadas por toda a cidade é possível se deliciar com fontes de água potável. Outro atrativo é o Rio Verde. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina, formando um rio que corre entre o relevo rochoso e a vegetação nativa.
 
Destino é ideal para quem está em busca de contato com o verde e a prática de esportes de aventura. Essas características, inclusive, que também está presente em outros municípios, fizeram com que Minas Gerais fosse eleito o melhor destino histórico e de natureza do país.
 

Confira um roteiro das preciosidades da cidade mineira:


  • Cachoeira da Gomeira Formada por várias quedas, sendo a maior com 40 metros, é ideal para banho e a prática de esportes radicais como o rappel. A cachoeira fica no Bairro Fazenda Velha, na saída da cidade. Suas águas movimentam as turbinas da primeira usina hidrelétrica de Passa Quatro, sendo uma das primeiras do Brasil, datada de 1911.

  • Cachoeira e Poço do Quilombo  Uma pequena queda com água volumosa, formando um grande poço ideal para banhos. Para chegar ao local é necessário se aventurar em uma trilha íngreme com obstáculos até sua chegada.

  • Cachoeira Poço Paraíso A cachoeira está localizada no Bairro Paiolinho e é recomendada para o banho.
    É possível fazer trilhas no local, mas é preciso cuidado, já que há um nível de dificuldades.

  • Andorinhão No limite entre os municípios de Passa Quatro e Itanhandu, a água corre por entre pedras e a mata ao redor.

  • Pico do Itaguaré Com altitude de 2.308m, fica entre o município e a cidade de Cruzeiro, já em São Paulo. A vista é fenomenal: de um lado, o Vale do Paraíba; do outro, o município de Passa Quatro e arredores, formando um "mar de montanhas".

  • Travessia Serra Fina São quatro dias de caminhada. A travessia começa pela Toca do Lobo (1.550 metros) e segue por uma trilha com cerca de cinco horas até o Pico do Capim Amarelo (2.491metros). Pausa para acampar. No segundo dia, o grupo segue até o Pico da Pedra da Mina (2.797 metros), principal parada da travessia, num trekking de sete horas. Amanhece o dia e o destino é o Pico dos 3 Estados (2.656 metros), divisa entre Minas, São Paulo e Rio. No último dia, do Pico dos 3 Estados segue-se para o sítio do Pierre (1.800 metros), no município de Itamonte, próximo da divisa de Minas com o Rio. Necessário acompanhamento de guias especializados. 
.