(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ROTEIRO RELIGIOSO

Em busca de lugares sagrados

O turismo da fé move milhões de turistas todos os anos no Brasil e no mundo


postado em 21/08/2019 06:00 / atualizado em 20/08/2019 14:02

Espanha, Israel, Índia e Arábia Saudita têm alguns dos pontos turísticos mais importantes para religiões ao redor do mundo e atraem visitantes para essa imersão de fé. Todos os anos, milhões de turistas escolhem roteiros ligados a lugares sagrados. No Brasil, não é diferente. A devoção e festas religiosas já fazem parte do calendário turístico de algumas cidades.
 
De acordo com um levantamento recente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), anualmente, o turismo religioso movimenta entre 300 milhões e 330 milhões de pessoas ao redor do mundo, em busca de lugares sagrados para a religião que seguem.
 
A Fanato, operadora de turismo presente há 10 anos no mercado, destaca alguns lugares de peregrinação de devotos no mundo. Confira.
 
(foto: Frederico Bottrel/EM/D.A Press - 22/7/09)
(foto: Frederico Bottrel/EM/D.A Press - 22/7/09)
 
Jerusalém,
 Israel/Palestina

Uma das cidades mais antigas do mundo, é considerada sagrada por milhões de cristãos, judeus e muçulmanos que visitam a Terra Santa ano após ano. Atual capital de Israel, tem locais distintos, importantes para cada uma dessas religiões. Para os muçulmanos, é a mesquita de Al-Aqsa, renomada por seu domo dourado. Para os judeus, o Muro das Lamentações, que também recebe a presença dos cristãos. Outro local obrigatório da cidade é o Monte das Oliveiras, onde acredita-se que Maomé teria subido aos céus. Também sendo o mesmo local em que Jesus teria ascendido após a crucificação. 
 
(foto: CRISTINA QUICLER/afp)
(foto: CRISTINA QUICLER/afp)
 
 
Catedral de Sevilha, Espanha

Também conhecida como Catedral de Santa Maria da Sede, é a maior de toda a Espanha e a terceira maior do mundo, atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil. É uma das mais visitadas em todo o continente europeu por católicos, e considerada um patrimônio da humanidade desde 1987 pela Unesco. 
 
(foto: Abdel Ghani BASHIR/afp)
(foto: Abdel Ghani BASHIR/afp)

Meca, Arábia Saudita

De acordo com o Alcorão, todo muçulmano deve peregrinar pelo menos uma vez na vida até Meca, cidade sagrada onde o profeta Maomé nasceu e morreu. Dentro da mesquita sagrada de Al-Haram, está localizado o Caaba, o enorme cubo preto com mais de 15 metros de altura, considerado pelos devotos do islã como o lugar mais sagrado do mundo. Para um passeio mais calmo, a cidade de Medina, onde o profeta se exilou, tem outras grandes mesquitas importantes. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)