Jornal Estado de Minas

SUÍÇA MINEIRA

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, é considerado a “Suíça Mineira” por sua semelhança com a cidade europeia. É um dos melhores pontos turísticos da cidade para aquela dose de romantismo e contato com a natureza. Além disso, os costumes e a arquitetura colaboram para o ‘ar europeu’ em Monte Verde, aliado às baixas temperaturas. Com paisagem de serras e vegetação imponente, a vila oferece também a oportunidade da prática de ecoturismo e esportes de aventura. A principal atração do distrito é circular pela rua principal, a Avenida Monte Verde. A via concentra todos os restaurantes, lojas e serviços do município, é decorada com flores e as casas são em estilo europeu. Quem visita a cidade se sente em países como Suíça, Alemanha e Itália. No mais completo charme e bom gosto.

SERVIÇO

Trilhas em Camanducaia

Pedra Redonda: famosa na região de Monte Verde, é uma das trilhas mais frequentadas, por seu mirante de tirar o fôlego.

A trilha é de grau fácil, apenas no último trecho fica mais íngreme.
Pedra Partida: com o mesmo acesso da trilha de Pedra Redonda, porém um pouco mais distante, é possível ter uma visualização da Pedra do Baú, localizada em São Bento do Sapucaí.
Platô: no sentido oposto da trilha que vai para a Pedra Partida, esse passeio é um pouco mais longo do que o da Pedra Redonda, mas é igualmente fácil, uma vez que não tem partes muito íngremes. Fica também no meio da trilha de quem vai para o Pico do Selado.
Pico do Selado: trilha de grande distância e a mais alta da cidade. O cume do Selado é restrito a escaladores. O pico fica a 2.083 metros acima do mar.
Chapéu do Bispo: trilha mais fácil da região por ser em uma área de planície. A trilha chega até a base da Pedra do Chapéu do Bispo..