Jornal Estado de Minas

Castelos portugueses



Nos últimos anos, Portugal vive o boom do turismo internacional. Lisboa e Porto foram reconhecidas por sites e institutos de viagens como destinos mais procurados pelos turistas do Brasil. Para os mineiros, a vantagem de conhecer o país lusitano é ainda maior com a oferta de voos diretos TAP saindo do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins. Entre tantas regiões portuguesas que merecem destaque, o Centro de Portugal surpreende os visitantes pela cultura, arquitetura, gastronomia e história. Entre monumentos impressionantes, igrejas suntuosas, castelos medievais, passando por enormes conventos, são inúmeras as construções capazes de tirar o fôlego. Entre uma cidade e outra, aldeias que ainda conservam o jeito simples de viver no interior do país de Fernando Pessoa.


A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal conta com inúmeros patrimônios da Unesco, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita.

A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto. Vamos conhecer alguns dos castelos mais belos da Europa que poucos brasileiros conhecem.

CaStelos No topo de uma colina, muralhas medievais protegem um lugar charmoso, formado, principalmente, por casinhas brancas e um castelo imponente. Pode até parecer, mas esse não é o início de um conto de fadas. Estamos falando de Óbidos, a pequena vila medieval localizada a 95 quilômetros de Lisboa. As paredes de pedras, as muralhas que circundam a cidade e o Castelo de Óbidos têm um charme todo especial e fazem um convite ao romantismo. Já o Castelo de Almourol, considerado um dos mais bonitos de Portugal, fica numa pequena ilha escarpada em meio ao Rio Tejo. É um monumento medieval que relembra a história da Ordem dos Templários e da Reconquista.
A visita vale ainda mais a pena porque, para chegar lá, é preciso fazer um curto passeio de barco. Em Ourém, o castelo da cidade foi uma das mais inovadoras obras de arquitetura militar do século 15. Imponente, é uma construção de respeito, tendo sido lar dos condes de Ourém durante um período. E, como fica no topo de uma colina, é visível de toda a cidade. Outro castelo que merece uma visita se encontra na marcante paisagem de Leiria. A fortificação medieval da cidade é um espaço agradável para passear, já que tem mais de uma atração: a Igreja de Nossa Senhora da Pena, os antigos paços reais e, principalmente, a maravilhosa vista da região. E bem na fronteira com a Espanha, o Castelo de Sortelha foi uma importante construção para a defesa do território português no período medieval, já que sua posição permitia o controle de todo o vale. Suas muralhas cercam a parte da cidade conhecida como “aldeia velha”, onde estão diversas casinhas charmosas, todas construídas em granito.
Por fim, o mais fascinante castelo da região fica em Tomar. Trata-se de uma importante estrutura militar portuguesa, no entanto, conta um momento único da história do país, já que suas muralhas abrigam também o Convento de Cristo, sede de uma das ordens religiosas e militares mais emblemáticas do mundo: os Templários. Saiba mais: www.centerofportugal.com.

.