Jornal Estado de Minas

Inscrições rupestres

 

 

Pertencente ao Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira, Andrelândia se sobressai pelo Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, com suas famosas inscrições rupestres de 3 mil anos. São cerca de 650 figuras geométricas e zoomorfas, dispostas ao longo de cerca de 50 metros de um enorme paredão rochoso, pintadas nas cores vermelho, amarelo e branco, em um local abrigado da ação da chuva e do vento. Há evidências de terem sido feitas em pelo menos três épocas diferentes.
O parque conta com diversas grutas, trilhas na mata e nascentes de pequenos mananciais, o que acaba contribuindo com o ecoturismo da cidade e municípios de sua região. Tem área de reflorestamento com quatro hectares. Situado a cinco quilômetros do Centro de Andrelândia, o parque contém diversos mirantes e formações rochosas intrigantes. O local dispõe de um centro de recepção de visitantes e trilhas sinalizadas para seus principais atrativos.

Serviço:


Cachoeira do Apiário: Queda d’água proveniente do Rio Capivari, está a 30 quilômetros de Andrelândia. Tem uma queda grande e com muito volume de água seguida de poços, corredeiras e um escorregador natural. Umas das cachoeiras mais visitadas da região, é ótima para um dia tranquilo com a família.


Cachoeira das Bicas: No local
há um tobogã natural de aproximadamente 50 metros, que acaba em uma queda d’água de 2 metros e uma piscina natural, ideal para banho.

Gruta dos Novatos: A gruta de trajeto complicado é o primeiro desafio para ver as pinturas rupestres.

Trata-se de uma fenda rochosa com cerca de 12 metros de extensão por onde todo novato na exploração da área tem que enfrentar.

Pedra Itapira: O nome dessa formação rochosa significa “pedra inclinada” e é literalmente uma pedra inclinada, em que se pode tirar uma foto engraçada sustentando o seu peso. Já pensou em ser o incrível Huck por alguns minutos?

Pedra do Gavião: É um mirante de 1.150m de altitude. Lá de cima é possível ter uma visão privilegiada do parque e do paredão de pedra.

Pedra dos Amores: É o ponto mais alto do parque, com 1.212m de altitude.

* Estagiário sob a supervisão
da editora Teresa Caram

.