Jornal Estado de Minas

DiVino prazer



“In vino veritas (do latim: No vinho está a verdade). O vinho te liberta, te transforma e te cura. Quem o degusta, diariamente, permite-se viver em alegria em comunhão com quem está ao seu lado.” A frase dita por um frei franciscano magro, de barba comprida, nos indica o que podemos esperar quando visitamos a cidade de Vila Flores. Frei Lori Vergani é o cicerone de uma viagem transformadora ao nos apresentar a Pousada dos Capuchinhos, da qual está à frente no comando, junto com o frei Djair Cláudio Galvan, na belíssima cidade na Serra Gaúcha.


O antigo seminário católico, hoje transformado em uma pousada moderna, é uma referência no Rio Grande do Sul. Nesse refúgio sagrado do descanso, um grupo de frades capuchinhos estão envolvidos em variadas atividades, desde a hospedagem no hotel-capela-museu até a experiência da vitivinicultura. Assim que o visitante entra no local, depara-se com quadros e ilustrações de São Francisco e seu modo de viver. Somos convidados a conhecer a grande capela. Mesmo para quem não é cristão, o local é um momento de reencontro consigo mesmo, de paz interior – um ambiente espiritual, artisticamente decorado e sonorizado com cantos gregorianos.


À medida que entramos naquele ambiente sagrado, um sentimento de paz invade o corpo e somos convidados à contemplação, seja no jardim harmonioso, seja no complexo de piscinas cobertas que, em breve, contarão com águas termais, retiradas diretamente do rico solo local.

A lenda diz que as águas de lá são milagrosas. No tour pela pousada, entramos na Adega Frei Fabiano, e lá experimentamos um espumante rosé suave produzido na vinícola da pousada. Divertidos, os representantes dos céus aqui na Terra nos conduzem a viver o que eles chamam de “experiência franciscana de vida” – uma vida em harmonia com Deus, com a natureza e com as pessoas.


Mas nada se compara com a Trilha Paz e Bem. O turista vive algo de mágico ao entrar por uma mata nativa, bem conservada, percorrer a trilha e se defrontar com 16 frases da Oração de São Francisco. “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz”, escritas em ‘taus’ (cruz franciscana). E ao final do circuito, depara-se com uma clareira onde vinhedos se avistam ao longe. Nesse local, em uma tarde onde uma brisa fresca nos tocava a pele, vivenciamos a experiência de um piquenique sorvendo vinhos da pousada harmonizados com pães, frutas, queijos e embutidos.

Tudo com direito a uma trilha sonora especial: o som dos pássaros e do vento. Ao final da experiência, o turista retorna à adega dos freis e finaliza com a degustação de um vinho licoroso, engenhosamente elaborado pelos frades e utilizado na celebração das missas em igrejas de todo o Brasil. “Bendito seja o vinho, pois ele te libertará”, finaliza frei Lori.

.