Jornal Estado de Minas

Reportagem de capa



O ‘outro lado’
de Penha

Município com pouco mais de 40 mil habitantes, Penha era um distrito de Itajaí até 21 de junho de 1958, quando obteve sua emancipação. E apesar de ter ficado nacionalmente ‘famosa’ somente depois da inauguração do Beto Carrero World, a cidade tem outras atrações que podem agradar aos visitantes.


Cenários ecológicos e de tranquilidade são pedidas certas. Penha conta com 19 belíssimas praias – o maior número do estado de Santa Catarina. As de maior destaque são as praias da Saudade, da Fortaleza, do Quilombo, da Cancela e da Armação de Itapocorói.


Outro destaque fica por conta da gastronomia típica à base de frutos do mar. A cidade é uma das principais criadoras de mariscos do país e seus restaurantes apresentam pratos saborosos. A cultura açoriana está presente nas festas, na dança, nas tradições e nos costumes de seu povo.


O turista também pode conhecer a Capela de São João Batista, inaugurada em 1759, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, de 1971, a Ilha Feia (difícil entender esse nome...), que fica a 20 minutos de barco da costa da cidade, e a Ponta da Vigia, que rende belas fotos. (FT)

Um visionário

O Beto Carrero World foi fundado em 28 de dezembro de 1991 pelo empresário João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero, que colocou a cidade de Penha no mapa turístico de Santa Catarina, do Brasil e do mundo, sendo fundamental para o crescimento econômico da região, pois atrai centenas de milhares de pessoas durante o ano.
Além disso, o parque gera milhares de empregos diretos e indiretos para a cidade de Penha. Só entre artistas e funcionários que trabalham diariamente nas mais de 100 atrações são 1.100 pessoas.

Beto Carrero faleceu em 1º de fevereiro de 2008, aos 70 anos, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca.


“Você tem que acreditar nos seus sonhos, por mais
absurdos que eles sejam.
Eles viram realidade se você acreditar. Quanto mais
absurdos eles forem, mais sucesso poderão fazer”

 

 

COMO CHEGAR

Para quem vai de avião, o Aeroporto de Navegantes (a 12 quilômetros) é o mais próximo. Por lá, você tem a opção de alugar um carro ou utilizar o serviço de vans ou ônibus que saem direto para Beto Carrero. Outras opções são desembarcar nos aeroportos de Joinville (92 quilômetros) ou Florianópolis (125 quilômetros). Neles também é fácil encontrar os serviços de transfer para o Beto Carrero. Muitos visitantes preferem se hospedar em Balneário Camboriú, já que o Parque está a apenas 35 quilômetros de distância do município e o acesso é feito pela BR-101, privatizada e toda duplicada.

A partir desse ponto, são pouco mais de seis quilômetros até a estrada do Beto Carrero World, percorridos por pista dupla de asfalto e bem iluminada, bastante segura. O parque oferece estacionamento próprio, mas como o valor é um pouco salgado (R$ 50 por veículo, apenas em dinheiro), alguns empreendimentos vizinhos disponibilizam vagas por R$ 30.n Beto Carrero

.