Após meses de teste, o Instagram liberou, nesta terça-feira (16/8), para todos os usuários da plataforma a possibilidade de gravar stories de até 60 segundos. Contudo, a atualização com as publicações temporárias em formato estendido, dividiu opiniões na internet.
Anteriormente, eram estabelecidas pelo Instagram gravações curtas e provisórias de 15 segundos. Logo, a ferramenta passou a permitir a gravação ininterrupta em até 60s, mas, ao final, os conteúdos se dividiam em quatro blocos.
Entretanto, desde dezembro de 2021, a plataforma liberou para teste, em alguns perfis, os conteúdos com até um minuto contínuo, sem que seja fragmentado. Após os ensaios, a funcionalidade está sendo implementada gradativamente entre os usuários, mas a opinião dos perfis que já receberam a atualização se contrapõem.
Para alguns, a melhoria já tardava. Um perfil no Twitter afirmou que “pela primeira vez o Instagram acertou em uma atualização”.
pela primeira vez o instagram acertou em uma atualização: story com 60 segundos
%u2014 vaz %u2600%uFE0F (@oliveiraamandda) August 15, 2022
Instagram atualizou e agora a duração dos stories de vídeo aumentou pra 60 segundos, amém %uD83D%uDE0D%uD83D%uDE0D
%u2014 iludido (@viniciuxrod) August 16, 2022
Em contrapartida, outros usuários não gostaram dos stories de 60 segundos, afirmando que a plataforma está "acabando com o que resta” de si. E até se sentem motivados a desativar seus perfis na rede social.
story de 60 segundos está me fazendo pensar seriamente em desativar o instagram
%u2014 ju (@jorgefrjunior) August 16, 2022
stories de 60 segundos %uD83E%uDEE0
%u2014 pequena flor! (@samarabeatriz) August 15, 2022
Instagram acabando com o que resta dele
Foco nos conteúdos em vídeo
No final de julho deste ano, após influenciadores e usuários se manifestarem contra as atualizações no Instagram, alegando que a rede social estava tentando copiar o TikTok, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, veio a público explicar as mudanças na plataforma.
Segundo Mosseri, a plataforma está experimentando mudanças inevitáveis e vai focar cada vez mais nos conteúdos em vídeo.
Entre as propostas, estava um novo formato de exibição para as imagens no feed. O tamanho 16:9 em que as publicações apareceriam na tela inteira. Mas a rejeição dos usuários foi grande, o que fez com que os responsáveis pela rede, por ora, mudassem de ideia.