Jornal Estado de Minas

Com preços abaixo da tarifa de ônibus, mais um app entra na 'briga' das corridas compartilhadas


O aplicativo Waze Carpool agora permite ao motorista aceitar pedidos de carona durante uma corrida. O serviço, dessa maneira, passa a funcionar de modo similar ao de corridas compartilhadas, oferecido por apps como Uber e 99 Pop. O compartilhamento, no entanto, só pode ocorrer em situações em que o desvio no caminho é inferior a dois minutos.

A novidade promete esquentar a já acirrada disputa no setor de transportes, uma vez que o serviço tem custo fixo de R$ 4 reais por carona. O valor chega a ser mais atrativo que o da tarifa do MOVE em Belo Horizonte, fixada em R$ 4,50

Entre janeiro e julho deste ano, a Waze reporta crescimento de 360% do carpool no Brasil. Lançado em meados de 2018, aplicativo promove caronas entre usuários que realizam trajetos semelhantes - sobretudo de casa para o trabalho. O objetivo não é gerar lucro ao motorista, mas possibilitar que ele divida seus custos de deslocamento e manutenção do veículo com as pessoas a quem dá carona, além de diminuir a circulação de carros nas ruas, melhorando o trânsito das cidades. 

.