Quantas vezes você já ignorou postagens porque tinham poucas curtidas? Ou passou a seguir alguém pelos milhares de likes que suas fotos acumulavam? Provavelmente diversas. Mas esta métrica de número de curtidas como critério de relevância para postagem chegou ao fim. Ao menos por enquanto. Desde esta semana, o Instagram passou a ocultar o número de curtidas das postagens de todos os perfis da rede social no Brasil. Por aqui, ainda em fase de teste, mas seguindo uma tendência que vem sendo testada em outros países, e já virou regra no Canadá, por exemplo. Agora, somente o administrador do perfil poderá ver a quantidade de curtidas de cada post.
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Influencers ‘mais naturais’
Com mais de 2,5 milhões de seguidores no Instagram e 11 milhões de inscritos no seu canal no Youtube, o mineiro Enaldinho figura no universo das celebridades digitais há anos. Cada publicação do jovem, que ganhou fama fazendo pegadinhas e produzindo conteúdo com foco no público infantil, acumula milhares de curtidas e comentários. Não por acaso, ele é garoto-propaganda da Disney. Na avaliação dele, a mudança no Instagram vem em boa hora. “Muita gente vivia em função de ter likes em fotos, e não de curtir e registrar momentos. Acredito que agora, a coisa fique mais espontânea e saudável”, comenta.
O influencer acredita que a novidade não traz impactos para o modelo de negócio dele. “Acho que nada muda com as marcas que eu já trabalho, pois sempre precisamos enviar os relatórios de como foi a campanha. E a esses dados ainda temos total acesso”, diz Enaldinho. Ele ainda exalta que “agora os influenciadores, assim como todos os usuários vão ficar mais naturais, sem o obrigação de ter um engajamento gigantesco”, conclui.
Kim Kardashian e eu
Para além dos interesses econômicos, os efeitos da disputa por curtidas e popularidade nas redes sociais têm afetado em cheio a saúde mental das pessoas. “Vivemos numa era que a influência digital mata. Transtorna a vida de muita gente. Os adolescentes estão mais depressivos e deprimidos”, alerta a psicóloga Daniela Bittar. Para ela, a busca por aprovação externa desperta sentimentos e instintos muito ruins para a saúde psicológica das pessoas. “A vaidade é muito perigosa, causa disputas e tira o foco da coisa mais importante do mundo que é você mesmo”, destaca. “Eu estou achando a mudança ótima. A Kim Kardashian e eu somos gotas do mesmo oceano agora”, diverte-se.
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