O registro dos produtos pegos é feito com ajuda de um sistema de inteligência artificial capaz de detectar quais foram os produtos retirados e por quem, fazendo a cobrança automaticamente na conta do usuário na Amazon. Se o cliente coloca o item novamente na prateleira, a Amazon remove o produto de sua cesta virtual.
Além das centenas de câmeras espalhadas pela loja, a Amazon não liberou detalhes sobre a tecnologia de rastreamento dos produtos. Limitando-se a divulgar que envolve um sofisticado sistema de visão computacional e inteligência artificial. O certo é que essa tecnologia pode ver e identificar cada item na loja, sem anexar nenhum tipo de chip em cada lata de cerveja ou saco de arroz.
Mas seria o fim dos funcionários nos supermercados? Por enquanto, a Amazon diz que sua tecnologia simplesmente muda o papel dos funcionários. Uma vez que tarefas como reabastecimento de prateleiras e assistência aos clientes ainda podem existem no mercado. Além de chefes na cozinha e funcionários na seção de bebidas alcoólicas, que verificam a idade do cliente.
Há especulações de que a Amazon poderia vender o sistema a outros varejistas, tanto quanto vende seus serviços de computação em nuvem para outras empresas, mas, por enquanto, não há negociação oficial.
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa