O Google transformou a suíte presidencial do Hotel Unique num ambiente especialmente conectado para demostrar as funcionalidades dos produtos da marca. A Casa Google 2015 reuniu jornalistas em São Paulo, nesta quarta-feira, para familiarizá-los melhor com os conceitos e possibilidades de ferramentas que, embora não sejam novas, ainda são desconhecidas de grande parte do público. A ideia da marca é familiarizar o usuário Android, especialmente, com a infinidade de opções que ele oferece para facilitar o dia a dia.
O tour na Casa Google começou pela cozinha, onde Carol Thomé e Duca Mendes, do canal (Youtube) e do programa Cozinha para 2 (GNT) contaram como transformaram um teste de câmera em programa de culinária sem fogão. Mais que isso. Como conseguem, hoje, ganhar a vida com o projeto, justamente por meio das ferramentas de monetização oferecidas pelo Youtube.
“Eu gostava de ver o Jaime Oliver e a Ana Maria Braga, mas não conseguia fazer nada que eles cozinhavam. Fizemos um vídeo para testar uma câmera que compramos e, de repente, os amigos começaram a perguntar quando seria a nova receita”, contou Carol. “Daí eu percebi que tinha muita gente que, como eu, não sabia cozinhar e nem tinha fogão”, lembrou a jornalista, que era repórter de TV na época. A dupla falou sobre a rotina do “youtuber” e de como sua rotina - e seu faturamento - mudou com o canal, cujo sucesso levou o programa para o GNT.
Em seguida, foi a vez de entrar no “quarto do adolescente”, onde a busca por voz do Google foi a vedete numa demonstração rápida de como checar trânsito, clima, programação dos cinemas mais próximos e até o resultado da Mega-Sena sem precisar digitar nada.
O Chromecast também teve seu espaço, na suíte do casal da Casa Google.
O último produto – e mais novo – apresentado foi o Google Fotos. Lançado no segundo trimestre de 2015, o novo queridinho do grupo armazena fotos e vídeos em nuvem, em espaço ilimitado e sem custo. O aplicativo está disponível para iOS e Android, e as fotos também podem ser acessadas pela internet. O “ilimitado” não é tão ilimitado assim.
Embora sem lançamentos, a Casa Google, em São Paulo, serviu para a marca mostrar como a maioria dos usuários dos serviços os utiliza muito aquém das suas possibilidades. Afinal de contas, a empresa investe bilhões para disponibilizar essas funcionalidades. No fim do tour, fica uma certeza. Se você tem alguma dúvida, pergunte ao Google. Literalmente.