Jornal Estado de Minas

Pode add sem scrap: Orkuti ressuscita rede social favorita dos brasileiros

Versão genérica criada por capixaba surgiu depois de Google encerrar atividades do Orkut, em setembro

Bossuet Alvim

Para matar saudade dos órfãos de Orkut, site de capixaba resgata rede social das comunidades - Foto: Orkuti.net/Reprodução

Ainda não se passaram seis meses desde o fim do Orkut e usuários órfãos da rede social que marcou a entrada do Brasil no mundo virtual — com dois pés na porta, aliás — podem matar as saudades em uma versão genérica, fiel à original: o Orkuti. Criado pelo capixaba Alex Becher, o site mantém todas as propriedades da matriz e reproduz a aparência mais recente da rede, como ela era apresentada até ser retirada do ar pelo Google em setembro do ano passado. A cópia brasileira entrou no ar justamente no dia em que o Orkut 'morreu'. A intenção era "recriar a rede social que iniciou uma nova era para os relacionamentos", como explica Becher em comunicado oficial da página.

Para aderir ao Orkuti não é preciso receber convite ou deixar scrap: basta preencher um cadastro simples, que inclui a opção de usar dados do Facebook. "Sabemos que algumas funcionalidades estão inacabadas, mas pedimos a compreensão pois o Orkuti não tem a estrutura que um Facebook tem", enfatiza o criador. Em cinco meses o site chegou a 118 mil inscritos, número que deve aumentar bastante com a redescoberta da rede social tupiniquim por usuários de Twitter. No começo desta semana, o trabalho de Alex voltou a ser comentado, tornando-se assunto de destaque nas timelines nacionais.
A quem chega agora, o programador já avisa: "temos o desejo de crescer e fazer o melhor para sermos 'a rede social do Brasil'".

Formado em tecnologia de programação, ele dedicou-se por três meses à criação do Orkuti, desde que ficou sabendo da morte anunciada de seu site favorito. A homenagem, Becher explica, pretende manter "a essência nostálgica daquele ambiente onde as pessoas podiam, em sua simplicidade, interagirem".

 

O nome da rede substituta é uma homenagem à pronúncia dos usuários brasileiros, que no auge do Orkut chegaram a somar 70% dos 30 milhões de usuários; "Naquela época se fala aqui no Brasil 'Orkuti', dando ênfase ao 'i'", relembra o programador.

Na versão de Alex, fãs do Orkut podem desfrutar de todas as ferramentas peculiares da rede — depoimentos, comunidades —, somadas às inovações derivadas da expansão do Facebook. Estão lá como novidades, por exemplo, as hashtags e o modelo de perfil em linha do tempo, atrativos que levaram usuários da obra de Orkut Büyükkökten à migração em massa para o site de Mark Zuckerberg a partir de 2011. Opções de privacidade também foram melhoradas, com possibilidade de restringir a leitura de todas as postagens — o que põe fim ao divertido fenômeno de depoimentos publicados por acidente (não aceita!).

.