Jornal Estado de Minas

Polícia invade data center na Suécia e Pirate Bay é derrubado

Elaine Pereira

- Foto: Reprodução

O famoso site de compartilhamento de arquivos Pirate Bay foi derrubado nesta terça-feira logo depois que a polícia sueca invadiu um data center em Estocolmo. O serviço continua fora do ar na tarde desta quarta, mesmo depois de rumores de que ele teria voltado através de um domínio na Costa Rica, entre outros. O endereço ThePirateBay.cr apresentava uma cópia da homepage do site. Entretanto, a busca de conteúdo através dele não funciona.

O Pirate Bay tem sido alvo de governos e de grupos anti-pirataria desde seu surgimento, em 2003, acusado de infringir leis de direito autoral. O sueco Fredrik Neij, cofundador do site, foi detido na Tailândia e estraditado para a Suécia no começo de novembro, em um duro golpe para a empresa que desafias as indústrias do cinema e da música. Ele era o último dos quatro cofundadores do Pirate Bay que continuava livre.

Segundo o TorrenteFreak, depois do sumiço do Pirate Bay, o grupo anti-pirataria Rights Alliance assumiu a reclamação que forçou a derrubada do serviço. Ainda segundo o site, outros endereços parecidos com o Pirate Bay também foram retirados do ar.

.