A associação de professores e alunos para a criação de projetos tecnológicos é uma prática que vem dando resultados em Minas. Um exemplo recente é o game Pirate clickers, o primeiro título lançado pela startup Mopix Games, para smartphones e tablets, e que em apenas três meses já está em 50 países e conta com mais de 6,5 mil downloads. A empresa, com sede em Belo Horizonte, tem o professor da Universidade Fumec Raoni Aldrich Dorim como fundador e o aluno do curso de jogos digitais da instituição Alessandro Russo Silveira como corresponsável pela criação do título.
Disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistemas Android e iOS, o game é voltado para todas as idades. Composto por um zumbi pirata que voa em seu navio coletando cérebros, o jogador deve, além disso, defender o navio dos inimigos para acumular pontos e evoluir. Raoni Dorim ressalta que Pirate clickers é um jogo casual de exploração e fantasia e não contém conteúdo violento. “Essa é a linha de atuação da startup. Queremos produzir games que funcionem como um passatempo e diversão, sem que haja necessidade de comprometimento constante do jogador”, afirma, destacando que o título é também vinculado à conta do Facebook, permitindo que o jogador chame os amigos por meio da rede social para jogar e até mesmo que veja os melhores colocados entre seu grupo de relacionamento.
Tecnologias usadas
O professor Raoni revela que os projetos da Mopix procuram se basear em atividades lúdicas que oferecem desafios de forma interativa. “Nesse contexto, pode-se dizer que a arte e a cultura estão sendo disseminadas por meio dos dispositivos móveis”, diz ele, ressaltando que, nos jogos, os usuários sentem-se impelidos a superar dificuldades. “E, de tanto se esforçar, acabam se tornando pessoas com maior autoconfiança”, afirma. O desenvolvimento desse primeiro jogo proporcionou um conhecimento prático de público, nicho de mercado e, principalmente, de aspectos técnicos da produção e desenvolvimento de games. O trabalho foi inteiramente criado na ferramenta Adobe Flash, com ActionScript 3.0 compilado, usando o Air SDK na versão 15 e publicado nas plataformas Android e iOS.
“Seu design segue os traços de cartoons e o áudio conta com uma curiosidade: as músicas e as dublagens foram feitas por nós mesmos, que também temos conhecimentos musicais”, completa o professor, lembrando que a dupla desenvolvedora do trabalho é fã de jogos de estratégia, RPG e de aventura. “Gostamos de games desafiadores, que têm design épico. Somos aficcionados por videogames desde crianças e alguns dos jogos que mais nos influenciaram são Clash of claus, Limbo, Heart Stone, World of warcraft, Dota, Donkey Kong, River ride, Prince of Persia e Castlevania”, revela.
Daqui para o futuro
Magia com toques de tela
Enquanto Pirate clickers conquista novos jogadores, a Mopix já desenvolve um novo game, em fase de concepção, prototipação e documentação. Magic master será um jogo do tipo defesa das torres, mesclando elementos medievais com mágica.
A simplicidade dos jogos casuais
Os jogos casuais são assim chamados porque não precisam ter uma continuidade. Sua facilidade faz com que o usuário aprenda as regras com rapidez e se divirta a qualquer momento e em qualquer lugar. São games que atraem pessoas que não querem desperdiçar tempo aprendendo mecânicas difíceis e só procuram diversão instantânea. “A Mopix Games optou por fazer esse tipo de trabalho, porque desenvolver projetos assim tem menor complexidade técnica e menos tempo de produção. Dessa forma, a equipe atual é capaz de produzir um novo título a cada quatro meses. Temos como estratégia diversificar as temáticas dos jogos, aumentando, assims a abrangência de público e minimizando o risco do empreendimento”, afirma Raoni Dorim.
Segundo ele, a empresa usa ferramentas de redes sociais como principal arma de viralização e fomenta o marketing de boca a boca entre os usuários. Além de escolher cuidadosamente, por meio de pesquisas, mecânicas de jogos promissoras, em nichos de forte popularidade. “Antes de iniciarmos uma produção, verificamos junto ao mercado o caráter de inovação das ideias e, então, desenvolvemos protótipos para averiguar a aceitação da estética.
Para viabilizar financeiramente os jogos casuais, a Mopix adotou o modelo Freemium, conhecido mundialmente pelo sucesso de rentabilidade de jogos como Angry birds, Plants Vs. Zombies, Candy crush, Saga e Clash of clans. “Os games são distribuídos de forma gratuita e os usuários podem comprar, caso queiram, com cartão de crédito internacional, itens adicionais para evoluir”, diz.
Para baixar
» Link do jogo na App Store:
https://goo.gl/ZXJtPv
» Link do jogo na Google Play Store:
https://goo.gl/QWKhEe
» Vídeo do gameplay no YouTube:
https://youtu.be/LS8L0wraBGU
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