(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Aplicativos e sites ajudam a esmiuçar a vida dos candidatos nas eleições

Ferramentas na internet permitem aos brasileiros conferir histórico, doações de campanha e informações de atuação das pessoas que concorrem a uma vaga nestas eleições


postado em 25/09/2014 08:44 / atualizado em 25/09/2014 08:47

Dia 5 de outubro, o Brasil vai às urnas escolher os seus representantes. Às vésperas das eleições, candidatos a deputado federal e estadual, senador, governador e presidente se desesperam para conseguir os últimos votos, conquistar as pessoas que estão indecisas, enfim… Vale de um tudo! Além da propaganda eleitoral gratuita, eles amontoam placas nas ruas e praças, veiculam jingles em rádios, propagandas em jornais, espalham cartazes pelas cidades e disparam mensagens nas redes sociais.

Com tanto barulho e tanta opção, fica difícil saber em qual candidato confiar e acessar o histórico de cada um. Mas em tempos de tecnologia em alta, muitas ferramentas apareceram para auxiliar os cidadãos em suas escolhas. Dúvidas como quem financia cada campanha, qual o histórico do candidato ou da candidata e como foi sua atuação parlamentar tentam ser resolvidas pelas plataformas criadas. Selecionamos algumas opções de aplicativos e sites que contribuem para a democracia do país.

 

VERDINHAS

(foto: App Store/Reprodução)
(foto: App Store/Reprodução)

Inspirado no aplicativo “Greenhouse”, o Verdinhas é um plug-in para o Google Chrome com uma funcionalidade bem simples: mostrar quem banca as campanhas políticas. Com o aplicativo instalado, ao navegar pela web, toda vez que o nome do candidato aparecer, você pode passar o mouse por cima e ver quem paga essa conta. A iniciativa é uma boa para pesar o valor das ideias contra o poder do dinheiro, e pensar nos interesses que podem estar escondidos por trás das promessas.
www.verdinhas.org.br

 

FICHA SUJA E CANDIDATOS

(foto: App Store/Reprodução)
(foto: App Store/Reprodução)

Ambos desenvolvidos por Maurício Júnior, professor da Universidade Católica de Brasília, os aplicativos estão disponíveis para sistemas iOS e Android. No Ficha Suja, há uma lista dos políticos enquadrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na Lei da Ficha Limpa, que barra as candidaturas de condenados por órgãos do Judiciário ou aqueles que tiveram rejeitadas as contas no exercício de cargos ou funções públicas. Os candidatos podem ser filtrados por partido, região e estado. No aplicativo Candidatos, estão disponíveis informações dos presidenciáveis, as promessas de campanha, a história do partido que representam, coligações e um link para o site oficial de cada um, tudo atualizado diariamente.
itunes.apple.com/br/app/ficha-suja/id893161540?mt=8

 

CANDIDATURAS


A ferramenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma lista de fácil acesso para smartphones com informações sobre os (as) candidatos (as) que disputam estas eleições. Nome completo do candidato, nome de urna, número, situação da candidatura, cargos ocupados, partido, coligação e um link para o site oficial do candidato, tudo atualizado diariamente. As informações também estão disponíveis no site do TSE, pelo sistema de divulgação de candidaturas, o DivulgaCand.
www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Julho/justica-eleitoral-lanca-aplicativo-para-divulgacao-de-candidaturas

 

VOCÊ FISCAL
O professor da Unicamp Diego Aranha conseguiu levantar R$ 30 mil pelo site de financiamento coletivo Catarse para tirar do papel o Você Fiscal. O objetivo da plataforma é receber dos eleitores fotos dos Boletins de Urna, que mostram os votos recebidos por cada candidato em cada seção eleitoral, e fazer uma apuração paralela. www.vocefiscal.org

 

VOTO X VETO

(foto: VotoxVeto/Reprodução)
(foto: VotoxVeto/Reprodução)

O estudante de engenharia de computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Walter Nogueira criou o aplicativo que foi batizado como o “Tinder das Eleições”. Para ajudar os eleitores a se identificarem com as ideias de candidatos ao cargo de presidente e a escolher o que mais os representa, Nogueira usou o formato do aplicativo de encontros e reuniu as propostas dos 11 candidatos à Presidência, que podem receber opinião positiva e negativa dos usuários. Depois disso, cria-se um ranking que vai mostrar qual o político tem mais a ver com você.
www.votoxveto.com

GOOGLE ELEIÇÕES


De olho na quantidade de usuários de internet alcançada pelo Brasil recentemente (cerca de 100 milhões), o gigante Google lançou a plataforma Google Eleições, que concentra uma série de informações sobre o pleito de 2014. É possível pesquisar os candidatos por meio de filtros, como nome, cargo disputado, partido, estado, entre outros. Uma vez selecionado, o eleitor acessa detalhes sobre o candidato que muitas vezes escapam durante a campanha. Por meio de parcerias com outros veículos de comunicação, o site reúne ainda entrevistas e debates, servindo como uma espécie de agência de notícias das eleições.
www.candidatos.withgoogle.com

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)