Ele revela que tem em casa internet de 60MB para poder fazer streaming do que desejar, como os filmes da Netflix. “Também acesso o YouTube, onde encontro shows completos, episódios de novelas e de séries, futebol etc. Toda a internet hoje pode ficar disponível na TV. Os televisores mais atuais apresentam vários ícones na tela que acessam diretamente aplicativos para uma infinidade de coisas, inclusive as redes sociais. A gama de conteúdos é muito grande e podemos navegar pela web via browser da TV.
Um dos grandes avanços das smart TVs, para ele, foi a integração do Wi-fi ao aparelho. “Nos primeiros modelos, a gente tinha de comprar um dispositivo e, pelo cabo USB, conectá-lo ao televisor. Hoje, os equipamentos já vêm com placa de rede instalada e Wi-fi embutido, facilitando ainda mais a navegação”, ressalta. “E mais: se você comprar nos Estados Unidos um Apple TV, um aparelhinho que não custa mais de US$ 100, pode levar todo o conteúdo do seu iPhone ou iPad para a TV ou, então, capturar imagens do televisor e baixá-las para o dispositivo móvel. Enfim, o cardápio de opções atuais é enorme, desde que você tenha o hardware próprio em mãos.”
RECURSOS ÚTEIS AO USUÁRIO
Os fabricantes garantem que os investimentos em tecnologia para tornar a TV cada vez mais um objeto imprescindível dentro de casa não param. Rogério Molina, gerente geral de TV da LG, lembra que as primeiras smart TVs, lançadas em 2009, começaram a mudar a forma de se assistir à televisão ao oferecer conteúdos diferentes e um browser, mas frustrava por suas limitações, como lentidão e falta de aplicativos úteis próprios para a TV. “Passamos por uma curva de aprendizado e, hoje, já temos mais de 400 aplicativos disponíveis criados de acordo com o que o usuário necessita. São diferentes de outros, próprios para smartphones e tablets”, diz. Segundo ele, as TVs contam atualmente com processadores dual core, quebrando a barreira da velocidade que havia antes. O acesso às aplicações passou a ser instantâneo, aumentando dessa forma os downloads aos vídeos on demand, que era a grande aspiração dos usuários. “Vídeos do YouTube, notícias ao vivo sobre tudo o que está acontecendo, aplicativos de futebol – que oferecem novos conteúdos ligados a um jogo (com informações das competições nacionais e internacionais), abrindo mais formas de interação –, além de games embutidos nos modelos, são recursos que tornam hoje assistir à TV uma experiência bem diversificada”, completa.
Por falar em futebol, para quem gosta do esporte mais popular do planeta a Samsung criou uma série de recursos em suas novas smart TVs que vão agradar. William Peter Lima, gerente sênior de TVs da empresa, revela que os novos modelos vêm com a função futebol.
Para eles, o caminho mesmo da TV é se tornar uma central multimídia residencial, convergindo para ela todos os outros equipamentos capazes de trabalhar com internet. “Por meio de conexão Wi-fi, todos os conteúdos de qualquer equipamento serão replicados pelo televisor. Modelos tops que vão chegar ao mercado serão também capazes de fazer o caminho inverso”, explicam, relatando que Skype, YouTube e acesso direto às redes sociais são também ícones dos mais solicitados nas pesquisas.
IPTV x WEB TV
Uma das tecnologias de vanguarda dessa nova forma de ver TV e que já está bem mais difundida no exterior é a chamada IPTV – ou seja, TV via protocolo de internet. Alguns dos grandes diferenciais da IPTV são a imagem de alta qualidade, já que não há compressão como na TV via satélite; a possibilidade de gravação dos programas – TVoD (TV on Demand), locação de vídeos – VoD (Video on Demand); jogos, acesso à internet, segurança eletrônica por meio de visualização de câmeras na TV e, ainda, a utilização de e-commerce e publicidade. O Brasil conta com algumas empresas que têm infraestrutura pronta para o serviço de IPTV, como a Net, a GVT, a Oi, a Telefônica e a CTBC, tendo como órgão regulamentador a Anatel.
Alternativa barata
Paixão por filmes
VITRINE
Conheça quatro dos mais avançados modelos de TV disponíveis hoje no mercado:
LG LA7400 Smart TV LED 3D
Com conectividade avançada e muito conteúdo, inclusive a maior oferta de aplicativos em português, o modelo da LG oferece armazenamento em nuvem para guardar fotos, vídeos e outros arquivos. Com Wi-fi integrado, oferece conversão de formato 2D para 3D, função Dual Play para jogos e vem acompanhada do controle Smart Magic (mouse, reconhecimento de voz e sensível a gestos e movimentos). Chama a atenção também seu design, de tela expansiva sem bordas.
Preços sugeridos: R$ 9.499 (60”) – R$ 7.499 (55”) e R$ 5.499 (47”)
Samsung Smart TV Slim LED 3D
Com resolução Full HD 1.080p e conexão USB, traz ótimos recursos de vídeo, imagem e som. Faz busca automática de canais, desligamento automático, nivelador automático de volume, relógio temporizador, modo jogos e esportes, gravador de programas etc. Conta com recurso de reconhecimento facial, controle por voz e movimento, quatro entradas HDMI e possibilidade de visualizar outro canal enquanto se assiste a um programa. É um modelo 3D com acesso a conteúdos da internet.
Preços sugeridos: R$ 2.599 (40”) – R$ 3.399 (46”) – R$ 5.999 (55”) – R$ 7.599 (60”) e R$ 15.999 (75”)
Philips Smart TV LED 3D Série 5508
Modelo full HD vem com Ambilight, que reflete as cores da tela na parede. De belo design, aparelho 3D oferece vários recursos de entretenimento on-line, como compartilhamento de fotos, músicas e vídeos. Vem com o aplicativo MyRemote, que possibilita o controle da TV pelo smartphone ou tablet, e com o Perfect Motion Rate (PMR) de 360Hz, que permite maior nitidez em cenas de movimento. Tem ainda aplicativo Skype para chamadas de voz com vídeo e Wi-fi integrado.
Preço sugerido: R$ 2.799 (42”)
TV 4K Sony X855
Preço sugerido: R$ 9.999.