(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cadê o ônibus?


postado em 27/02/2014 00:12 / atualizado em 27/02/2014 08:56

José Antônio Ramalho

Quem depende de ônibus como principal meio de transporte diário sabe o quão desgastante é ter que ficar esperando no ponto. Muitas vezes você chega e não sabe se ele já passou ou se ainda está distante. Dependendo do horário, algumas linhas podem ter intervalos bem longos. E nada dá mais raiva do que chegar no ponto e perder o coletivo por causa de alguns instantes. Para ajudar a diminuir os transtornos de espera desse tipo de transporte público estão sendo criados diversos aplicativos e sites de localização de ônibus.

A maioria deles monitora apenas ônibus e alguns outros meios adicionais, como metrô e trem. Caso do aplicativo Moovit, disponível para download nas lojas virtuais de Apple e Android. Ele permite ver a posição do transporte ao vivo em um mapa, assim como fazer o planejamento de uma viagem. Na tela principal do aplicativo existem três opções acessadas através de ícones.

“Planejar uma Viagem” funcionará como um Google Maps, escolhendo a melhor rota entre o ponto inicial e final que você fornecer. “Linhas e Horários” permite achar a localização de um ônibus, trem ou metrô fornecendo o número ou nome da linha. Ao encontrar uma linha de ônibus, o programa mostra os próximos horários de partida do ponto inicial e todo o roteiro, em forma de tabela. Se quiser ver o veículo em tempo real no mapa basta clicar no ícone.

O aplicativo tem também a pretensão de ser uma rede social com pinceladas de Foursquare e com integração ao Facebook. Você pode ajudar a melhorar o serviço enviando dicas e informações. O Moovit também permite avaliar uma viagem com dados que ajudam o sistema como um todo a ficar mais perfeito.

Uma vantagem que ele tem sobre outros programas similares é o número de cidades atendidas. Atualmente, estão disponíveis São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Campinas, Bauru e Itajaí, no Brasil, além de 90 cidades ao redor do mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)