(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Reforço contra vírus


postado em 20/02/2014 00:12 / atualizado em 20/02/2014 08:15

José Antônio Ramalho

Hoje vamos abordar o tema segurança e aumentar o seu arsenal de ferramentas para proteger-se dos infindáveis ataques sofridos todos os dias. Tenho certeza de que o leitor tem um antivírus instalado em seu computador, mas tem hora que um produto só pode não ser o suficiente. Não se deve instalar dois antivírus numa mesma máquina pois isso pode gerar uma competição entre eles e acabar prejudicando o funcionamento do PC e até mesmo a detecção de alguma ameaça.

O fabricante de antivírus Avira lançou um programa gratuito chamado Avira PC Cleaner, que pode ser usado como uma segunda opinião na checagem de vírus, em paralelo com outro software anti-malware. Ele não requer instalação convencional ou registro nem instalar nenhum driver.

Depois de baixar o arquivo de instalação que possui apenas 2 Mbytes, o programa criará duas pastas no computador e dois atalhos na área de trabalho. Um deles executa o programa e o outro, chamado “Remove Avira PC Cleaner”, elimina todos os arquivos instalados. Inicialmente ele baixará as definições e atualizações de vírus, além de outros arquivos, que totalizarão 125MB. Ao ser executado, o programa permite duas opções: “Scan System”, que faz uma varredura mais superficial, e “Full Scan”, que faz uma busca mais detalhada e muito mais demorada. Ao final da verificação ele exibirá uma mensagem de que não encontrou nada ou um aviso com as possíveis infecções.

Um dos diferenciais desse programa é a opção de copiá-lo para um pen drive. Com isso, ele pode ser usado para fazer um teste num PC desconhecido que você usará, evitando assim de receber um vírus em seus arquivos de trabalho. Na tela do PC Cleaner existe a opção Copy to USB Device. Ao clicar sobre ela, informe qual das letras de drive corresponde ao pen drive que receberá os arquivos. Ele cria uma pasta chamada Avira. Nela, clique no arquivo “Avwebloader”, para executar a varredura, ou no “Cleaner uninstall”, para remover os arquivos. A versão do pen drive não tenta acessar a internet – se você não tiver uma conexão disponível ela usa a base de dados que foi copiada localmente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)