As pessoas ligadas às áreas de tecnologia estão começado a se interessar pelo segmento de aplicativos cada vez mais precocemente. A estudante do Colégio Cotemig Izabella de Avelar Pessoa deseja realmente trabalhar com isso. Pesquisou na internet e, contando com orientação dos professores, desenvolveu um aplicativo quando tinha apenas 15 anos. Hoje, com 16, criou outros três e segue buscando novos conhecimentos para se aperfeiçoar. “Quando se fala em tecnologia, deve-se estar ciente de que é um aprendizado eterno. Cada dia surge algo novo e você deve estar disposto a estar sempre se aprimorando, sempre estudando, aprendendo e compartilhando conhecimento”, acredita. Três de seus aplicativos – Carefish, Tudo sobre Crepúsculo e Todos contra a dengue – foram publicados na loja da Microsoft. “Participei do curso da MS, realizado no início do ano no colégio, e isso facilitou a publicação.”
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Como publicar o seu app
Depois de idealizar um aplicativo, para todo desenvolvedor surge a questão da sua visibilidade. “O processo para publicar um app em uma loja virtual é bem simples”, revela o estudante de engenharia de controle e automação da UFMG Roberto Vidal Coutinho Lopes, que com ajuda do pai, Mário Coutinho Lopes Santos, desenvolveu o aplicativo Spongiam, que permite ao usuário salvar suas leituras com data e hora mantendo-as em um único lugar organizadas em categorias e, ainda, que o usuário possa fazer a leitura mais tarde (mesmo off-line) em qualquer ambiente e com detector automático de idiomas.
Segundo ele, na maioria dos casos para publicar um app é preciso pagar uma taxa única ou anual para poder se cadastrar como desenvolvedor na plataforma escolhida. Em seguida, temos de fornecer algumas informações do aplicativo, como questões visuais e descritivas”, informa ele, ressaltando que todo o processo de cadastramento do Spongiam foi feito na Google Play, uma vez que o aplicativo foi inicialmente desenvolvido para Android.
“Mas já estou preparando meu app para a plataforma iOS. São necessárias algumas adaptações e compatibilizações com as ferramentas Apple para disponibilizá-lo na Apple Store. Mas o processo de registro é praticamente o mesmo”, afirma ele, revelando que, depois de concordar com a política de privacidade da loja virtual em questão, o app é publicado e em poucos minutos e já fica disponível para qualquer usuário, em qualquer parte do mundo, baixá-lo.
Limitação dos dispositivos
Para ele, o mercado de aplicativos está em franca expansão, com grande diversidade de categorias disponíveis, como programas para saúde, entretenimento, turismo, corporativo etc. Segundo ele, o desenvolvimento de apps personalizados para empresas exige ainda mais conhecimento técnico. “O profissional precisa compreender como o aplicativo pode se tornar mais útil e atraente e associar outras tecnologias, como a geolocalização, as redes sociais e a interação de ler e inserir comentários ou informações”, afirma o diretor, destacando seus produtos Sales Force, que transforma um tablet ou celular em um escritório de vendas, e o Tracking, que localiza e acompanha o deslocamento das equipes de venda, como dois exemplos práticos e bastante úteis de aplicativos idealizados para o mundo corporativo.