Jornal Estado de Minas

Acionistas da Dell aprovam plano de compra do co-fundador Michael Dell

AFP
- Foto: REUTERS/Lucas Jackson/Files O plano de compra da fabricante de computadores Dell por seu co-fundador e presidente Michael Dell e pelo fundo de investimento Silver Lake Partners foi aprovado nesta quinta-feira pelos acionistas.
"Com base em uma votação preliminar durante uma assembleia geral extraordinária, os acionistas aprovaram a proposta de Michael Dell (...) em parceria com o Silver Lake Partners", indicou a companhia em um comunicado. Dell quer tirar as ações de sua empresa da bolsa para lidar melhor com a queda do mercado de PCs.

A operação envolverá cerca de US$ 25 bilhões, e foi aprovada por uma maioria não revelada dos acionistas, segundo o comunicado.

Os compradores melhoraram a sua oferta nos últimos dias em resposta às críticas do investidor Carl Icahn, associado aos fundos de pensão, que ressaltou que a oferta estava abaixo do seu valor real.

Icahn finalmente parou de lutar contra a operação por considerar que não teria sucesso em fazê-la fracassar.

"Estou satisfeito com este resultado e feliz em poder transformar a Dell no principal fornecedor" de soluções tecnológicas desta indústria, declarou Dell.

Os acionistas da Dell receberão US$ 13,75 em dinheiro por cada ação ordinária da empresa, e um dividendo de 13 centavos por ação.