Para a gerente de Marketing de Home Entertainment da LG, Fernanda Summa, a tendência é o desenvolvimento de interfaces mais fáceis de usar, e aí os recursos de reconhecimento por voz e por movimentos vão ganhar cada vez mais espaço. “Isso ocorre também para o segmento de TVs. O usuário hoje quer, simultaneamente ao ato de assistir a uma programação, postar algo em sua rede social, e isso é possível hoje nas smart TVs via tais controles”, diz ela. As buscas por conteúdos via controle de voz é também um facilitador para o usuário. “Se você tem um aparelho devidamente preparado para isso, tudo fica fácil. Peça por voz, por exemplo, ao televisor para fazer uma busca no YouTube sobre o tema Homem-Aranha, que várias opções se abrirão”, explica a gerente da LG, que esteve recentemente em Belo Horizonte para apresentar ao varejo a TV 4K ultra-HD de 84 polegadas da empresa (veja teste do Informátic@). “O reconhecimento de voz e outros recursos estão mudando a forma de interagir com a TV, que passa a ser bem mais um equipamento de navegação no entretenimento”, completa ela, informando que modelos de 55 e 65 polegadas já estão chegando ao mercado.
Leia Mais
100 milhões de dispositivos inteligentes dirigidos ao vestuário devem ser comercializados neste anoComando por voz começa a ficar indispensável em nos equipamentosAparelhos se conectam à internet e têm adaptação para o corpo como se fossem roupasImagens de tirar o fôlego
O Informátic@ testou na loja Ricardo Eletro do BH Shopping, ao lado da gerente da LG Fernanda Summa, a primeira TV de 84 polegadas ultra HD do mundo, o modelo 84LM9600, que foi apresentado na IFA Berlim do ano passado. Não é preciso qualquer teste para verificar a altíssima resolução do aparelho, que é quatro vezes superior a um televisor full HD (3.840p x 2160p e 8 milhões de pixels), nem suas dimensões, que equivale a quatro TVs de 42 polegadas. Mas os serviços diferenciados que ela oferece, merecem testes sim.
No modelo destacam-se quatro conexões HDMI – uma tipo MHL para smartphones de última geração, que grava vídeos em 1.080p –, e três USB para vários tipos de aplicações. Pode-se conectar aí disco rígido externo para ver filmes de alta definição, ativar a função de gravação PVR nos programas da TV digital e expandir o armazenamento de aplicativos da área Smart. Um teclado convencional pode ser plugado para facilitar a vida do usuário na hora de digitar textos nas redes sociais. A conectividade Wi-fi já está embutida no aparelho. dispensando assim o uso de adaptadores.
Busca por voz
A linha LM9600 é oferecida com dois controles remotos para oferecer maior praticidade na operação de todas as funções. O Magic Remote Voice é o mais requisitado, por causa de sua tecnologia Bluetooth e por contar com acelerômetro e microfone embutido. Assim, com ele basta ao usuário pronunciar o título de um filme ou de algum álbum musical para que a TV encontre tudo relacionado à pesquisa em variados sites, no YouTube e até mesmo em computadores e dispositivos portáteis conectados à mesma rede. Dessa forma, você visualiza e reproduz instantâneamente o arquivo.
A plataforma Smart do aparelho reúne os principais aplicativos de vídeos sob demanda, incluindo Netflix, SundayTV, NetMovies, Saraiva e o 3D World da LG, com filmes de sucesso pagos e alguns documentários e trailers gratuitos em terceira dimensão, além de navegador e Skype (requer webcam opcional). Um processador dual core garante a boa velocidade nas pesquisas e carregamento de apps e páginas na web.
A reprodução de imagens em 3D chega a espantar tanto pela grandiosidade da tela quanto pelos efeitos que propicia. E no modelo, com capacidade de apresentar imagens Full HD para cada olho. Você pode ver imagens convertidas de trechos 4k e até vídeos on-line da área Smart do aparelho de forma bem interessante. Para assistir imagens em 3D, o equipamento é acompanhado por óculos passivos bastante leves (são seis inclusos na embalagem sendo dois deles para recurso Dual Play). E com potência de 50W, o som da TV também merece destaque por ser emitido por 10 pequenos alto-falantes e dois woofers traseiros.
O que incomoda um pouco ao se pensar em ter um equipamento tão moderno assim, e de custo tão alto, é a escassez de conteúdo disponível em 4k. Já há alguma coisa na internet, mas de qualidade meio duvidosa. E nenhum aparelho por enquanto é capaz de fazer o milagre de transformar imagens full HD verdadeiramente em ultra HD com toda a riqueza de detalhes da tecnologia, apesar de divulgarem isso. Mas seja como for, vale muito a pena ter em casa um equipamento tão bom e sofisticado como a TV 84LM9600. Isso, claro, se dinheiro não for nenhum problema para o seu bolso.