(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Rei Ricardo III tinha lombriga


postado em 05/09/2013 00:12 / atualizado em 05/09/2013 12:13

Ricardo III sofria de uma infecção de lombrigas. É o que mostra a última análise dos restos mortais do rei feita por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicada ontem na revista The Lancet. Pequenos ovos foram encontrados durante uma análise microscópica nas mostras do esqueleto e do solo onde o antigo monarca foi enterrado. Os vermes seriam o resultado de uma infecção causada por lombrigas.

Os pesquisadores encontraram ovos de vermes intestinais a partir da pélvis do rei, local próximo aos intestinos, mas nenhum foi achado no crânio e poucos no solo. De acordo com os arqueólogos, isso indica uma possível infecção intestinal e não uma contaminação causada após o enterro. “Nossos resultados mostram que ele estava infectado com vermes no intestino, mas nenhuma outra espécie de parasita intestinal foi encontrada nas amostras estudadas”, informou o líder da pesquisa, Piers Mitchell, ao jornal britânico The Guardian.

Para os arqueólogos, mesmo a vida nobre do rei não o protegeu da doença. “Acreditamos que os nobres daquela época comiam carnes bovina, suína e de peixe regularmente, mas não havia nenhuma evidência de vermes nessas carnes. Isso pode sugerir que a comida era cozida, o que impediria a transmissão desses parasitas”, declarou Mitchell. As infecções causadas por lombrigas acontecem quando há a ingestão de ovo por meio de alimentos contaminados. Uma vez consumidas, as larvas migram por meio dos tecidos do corpo para os pulmões. Lá, amadurecem, passam das vias aéreas para a garganta e podem ser engolidas de volta ao intestino.

Os restos mortais de Ricardo III, que governou a Inglaterra de 1483 a 1485, foram encontrados em 2012, em um estacionamento na cidade de Leicester, no centro da Inglaterra. Os investigadores comprovaram a identidade do rei depois de um teste de DNA. Devido às marcas encontradas no crânio, cientistas apontam a causa de morte como um golpe na cabeça. Historiadores contam que Ricardo III foi morto na batalha de Bosworth Field, próximo de Leicester. Um dos reis mais desprezados da Inglaterra, Ricardo III foi imortalizado por Shakespeare.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)