(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Drible roaming de dados baixando mapas off-line


postado em 20/06/2013 09:09 / atualizado em 20/06/2013 11:01

Se você possui um smartphone, uma das suas preocupações quando viaja ao exterior é tomar cuidado com o tráfego de dados em roaming. A melhor recomendação, caso não tenha um plano de dados internacional, é desativá-los para evitar surpresas na conta. Mas alguns recursos, como acesso a mapas e navegação podem fazer falta numa viagem. Muitos serviços de localização e navegação usam uma combinação de uso de GPS e acesso a mapas na internet, como é o caso do Google Maps. O problema é qua ativar esse aplicativo no exterior vai trazer muitos Mbytes de consumo para sua conta.

Você pode driblar essas limitações seguindo duas dicas. A primeira é salvar áreas de um mapa antes de viajar para depois utilizar o aplicativo de navegação ou simplesmente visualização do mapa. Alguns celulares, como os Nokia utilizam mapas que são gravados no próprio celular e independem de acesso a dados para navegação. Outros sistemas operacionais, como o Android, utilizam o Google Mapas para navegar. Se esse é o seu caso, veja como driblar o roaming internacional e usar o aplicativo no exterior.

Carregue o aplicativo Google Mapas e pesquise o local onde deseja salvar o mapa. Por exemplo, digite Amsterdã e execute a pesquisa. Com a área do mapa desejada enquadrada na tela, ative o menu do aplicativo e selecione a opção “Disponibilizar off-line”. Uma área da tela será realçada e você pode dar um zoom para ampliá-la ou reduzi-la antes de salvá-la. No tamanho máximo, o recurso consegue salvar um raio de uns 30 quilômetros ao redor do ponto central. Depois de ajustado o mapa, clique em “Concluir”. Essa região do mapa ficará disponível, mesmo se o roaming de dados estiver desativado. Dá para salvar diversas áreas, contínuas ou não. Por exemplo, pode ser guardada a área central de três cidades diferentes que irá visitar numa viagem.

Outra sugestão é usar o serviço https://www.map2pic.com para criar uma foto da área do mapa que deseja. Depois é só salvá-la no celular e usá-la durante a viagem. O recurso é funcional para áreas não muito grandes de um mapa. Para usar o serviço, acesse o site e informe no campo 1 o local onde deseja salvar o mapa. Informe no campo 5 o nome do mapa e clique em “Save jpg format”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)