Leia Mais
Erros no GPS ocorrem porque as cidades estão vivasAtualização de dados ineficiente e obstáculos físicos explicam falhas do serviço de GPSVeja os erros do GPS em teste feito com um iPhone 4 e um Galaxy NoteSmartphone supera celular comum em vendasO aparelhinho, que funciona via localização por satélites, equipa praticamente todos os celulares que acessam a internet. Na década de 1950, os norte-americanos rastrearam o primeiro satélite artificial não tripulado lançado pela antiga União Soviética, o Sputnik. Perceberam que o seu deslocamento poderia render informações valiosas para as pesquisas de navegação levantadas por cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins. Anos mais tarde, investimentos de US$ 19 bilhões, feitos pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, propiciaram diversas aplicações, inclusive bélicas, da nova tecnologia. Mas a mais usada delas é também a mais simples: localizar e chegar a endereços.
Com a introdução de serviços GPS nos celulares, isso ficou ainda mais fácil. De carro ou a pé por uma cidade, basta acionar o recurso do telefone e encontrar o lugar a que se deseja ir. Ou melhor, nem sempre, como comprovaram as experiências citadas no início desta matéria. Muitas vezes o sistema não funciona bem, levando o usuário a furadas. Se for uma simples contramão, uma rota um pouco mais longa ou rua sem saída, tudo bem. Mas erros nas instruções desses navegadores, além de gerar mais gasto de combustível com rotas absurdas, podem causar problemas mais sérios, como atolar carros em pântanos, encalhar em trilhos de trem, ser arrastado por um rio ou entrar em lugares perigosos.
Não há como negar a utilidade de um GPS e como os aparelhos nos ajudam em situações as mais diversas, principalmente quando se conta com o serviço em um dispositivo tão prático quanto o celular. Mas vale tomar cuidado e não confiar cegamente em suas informações. O Informátic@ saiu às ruas para testar o serviço de GPS em smartphones utilizando um iPhone com seu sistema operacional iOS,da Apple, e um Samsung Galaxy Note, com Android, do Google. Você vai ver nesta edição o resultado dos testes, saber um pouco mais como funciona um GPS, conhecer experiências de usuários mineiros e as causas dos frequentes erros de localização.