Um ótimo exemplo de crowdfunding do Brasil vai chegar em Belo Horizonte neste mês, depois de passar por outras cidades do país. Pela primeira vez o Ônibus Hacker visita a capital mineira e traz um laboratório ambulante com oficinas de vários temas, contando com pessoas dispostas a compartilhar seus conhecimentos de forma rápida e prática.
Para participar de qualquer oficina do ônibus, basta comparecer ao Plug Minas nos dias 26 e/ou 27, de 10 às 17 horas. O endereço do Centro de Formação e Experimentação Digital (Plug Minas) é Rua Santo Agostinho, 1441, Bairro Horto.
Outra forma de aproveitar a programação é participar do Workshop de Dados Abertos, outra série de oficinas livres destinadas a funcionários públicos e membros da sociedade civil com o objetivo de promover a transparência pública com a publicação e o uso de dados governamentais. A programação aborda diferentes aspectos dos dados abertos, tanto na perspectiva técnica quanto política. No segundo dia de evento acontece o HackDay, quando os participantes colaboram para colocar esses conhecimentos em prática, produzindo projetos digitais baseados em dados governamentais abertos.
Os projetos são uma realização da Controladoria-Geral da União, Unesco, Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e Comunidade Transparência Hacker com o do Movimento Minas e PlugMinas.
Confira a programação
26 de Abril
10h00 - 10h30 -> Abertura e apresentação
10h30 - 12h30 -> Parte 1: Ofícina de Introdução aos Dados Abertos
12h30-13h30 -> Almoço
13h30 - 15h30 -> Parte 2: Oficina de Padrões Abertos e Visualização de Dados
15h30 - 17h30 -> Parte 3: Oficina de Jornalismo Hacker: Contando histórias com dados públicos
17h30 - 18h00 - Encerramento
27 de Abril
10h00 - 10h30 -> Abertura, apresentação e brainstorm coletivo
10h30 -> 12h30 -> Hackday
12h30 -> 13h30 -> Almoço
13h30 -> 17h30 -> Hackday
17h30 -> 18h00 -> Encerramento e apresentação dos projetos
Saiba o que será tratado em cada parte do Workshop
Introdução aos Dados Abertos (sexta-feira)
Oficineiro: Pedro Markun
Descrição: Introduzir os conceitos dos Dados Abertos e o que significa Transparência Pública no contexto da sociedade em rede. Discutir as legislações brasileiras (LAI e Lei Capeberibe) e suas conexões com os dados abertos. Falar um pouco sobre o contexto regional de Minas e Belo Horizonte e sobre o cenário internacional.
Oficina de Padrões Abertos e Visualizações de Dados (sexta-feira)
Oficineiro: Capi Etheriel
Descrição: Apresentar as tecnologias mais populares e funcionais para a publicação de dados abertos, metadados e boas práticas para a disponibilização e documentação dos dados, ferramentas e técnicas para raspagem de dados, além de ferramentas livres para visualização e interação com grandes conjuntos de dados.
Oficina de Jornalismo Hacker: Contanto histórias com dados públicos (sexta-feira)
Oficineiro: Daniela Silva
Descrição: Explorar as possibilidades do uso dos dados abertos para incentivar a participação dos cidadãos na política. Casos nacionais e interenacionais de aplicativos baseados em dados. Casos de transformações políticas que surgem a partir do uso da transparência radical e da liberdade de informação.
Hackday (sábado)
Descrição: Colocar em prática o que foi aprendido no dia anterior com a criação de aplicativos e demais ideias.
Para se inscrever, clique aqui.