Jornal Estado de Minas

Aplicações diversas em instituto mineiro

No Centro de Pesquisas René Rachou, unidade regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais, há cerca de 60 projetos de genomas em andamento – são estudos que investigam desde micro-organismos até grandes animais, como bovinos. O sequenciamento do gado bovino é um projeto em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Minas Gerais e os criadores da raça zebu. Com o estudo, pretende-se viabilizar um melhoramento da raça a partir de marcadores genéticos, conseguindo que animais produzam leite e carne melhores. O trabalho está bem adiantado, em oito meses deve ser finalizado. Há também projetos em colaboração com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte para desvendar o genoma da onça-pintada e dois grandes projetos sobre o genoma do câncer.

Mutações Segundo Guilherme Oliveira, pesquisador titular da Fiocruz e presidente da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional, o sequenciamento de uma cadeia de DNA dá informação ampla do funcionamento de uma célula. “Você tem uma visão geral da estrutura genética do organismo, como ele opera e quais as mutações levam a uma doença”, explica. Ele ressalta que a informática tem um papel muito importante na análise do enorme volume de dados gerados nesses projetos. “É como se tivesse uma enciclopédia picotada e você tivesse que remontá-la”, explica.

No René Rachou também são desenvolvidas pesquisas de metagenômica. Oliveira explica que até hoje a humanidade só conhece no máximo 5% dos micro-organismos que existem no ambiente. Estudando os organismos em seu hábitat específico descobre-se a importância de bactérias, vírus, fungos e seres para a ecologia, além de servirem como fonte de matéria-prima para o desenvolvimento da biotecnologia. “Por meio dessa técnica é possível descobrir, por exemplo, a importância de micro-organismos para o normal funcionamento do intestino”, conta.