Jornal Estado de Minas

BlackBerry promete Z10 para este semestre

Bruno Silva

 

Também atingida fortemente pelo iPhone e pelos smartphones Android, a BlackBerry (ex-RIM) mostrou, em um encontro para a imprensa em São Paulo, o Z10, visto pela empresa como a principal aposta para se recuperar no mercado. Sem divulgar preços nem datas exatas, a fabricante canadense afirmou que o aparelho (e seu primo com teclado físico, o Q10) será lançado no Brasil ainda no primeiro semestre.

Em 12 de março, o Z10 chegará primeiro à Venezuela, onde a marca BlackBerry é líder de mercado, e posteriormente será lançado a cada semana em um dos países da América Latina. O preço, segundo a empresa, será compatível com o de smartphones topo de linha (que estão na faixa dos R$ 2 mil).

De olho em manter sua relevância no setor corporativo, no qual ela detém 42% do mercado, a BlackBerry classifica o Z10 como um telefone voltado para a produtividade. O aparelho roda a plataforma BB10, com uma série de inovações em relação ao padrão de interface estabelecido pelo iPhone. O celular não tem botões (nem o tradicional home, presente na maioria dos smartphones). Na área de trabalho, uma página contém apenas os aplicativos minimizados, que continuam mostrando informações.

Há também um app chamado Hub, que está sempre ativo e concentra mensagens de texto, BBM e conversas em todas as redes sociais vinculadas ao celular. É possível filtrar por contas e responder tudo diretamente da central, sem a necessidade de abrir um aplicativo específico. O sistema de mensagens da BlackBerry conta também com chamadas de voz e vídeo, por meio da rede de telefone.

Outra funcionalidade interessante está no teclado preditivo, que mostra sugestões de palavras enquanto você digita. Elas aparecem em cima de cada letra. Caso seja o termo que você deseja, basta movê-lo para a tela com o dedo. O sistema detecta automaticamente se você estiver teclando em uma língua estrangeira. O teclado se ajusta ao seu estilo de digitação, de acordo com a sua frequência de erros.