Jornal Estado de Minas

Sistema capta com exatidão a existência de chuvas em toda Minas Gerais

 

Um dos trabalhos que a Cemig desenvolve na detecção de tempestades é o Sistema de Localização de Tempestades(SLT), que capta com exatidão por meio de antenas sensoras via satélite, a existência de chuvas em todo o estado. E detecta com precisão todas as descargas atmosféricas.

“Essas antenas repassam para os computadores centrais da empresa todas as informações relativas ao fenômeno”, diz o geógrafo e meteorologista Carlos Wagner Coelho. Segundo ele, o sistema conta com sete estações regionais, que se interligam com outras várias do país. Assim, é possível detectar instantaneamente as descargas atmosféricas em todo o estado, facilitando a adoção de medidas de proteção nas áreas mais atingidas.

Carlos Wagner ressalta que não há como prever a queda de um raio. Mas, de acordo com a intensidade da chuva, que pode ser detectada com certa antecedência, é possível no mínimo distribuir alertas a determinada região a ser atingida por grande incidência de descargas atmosféricas. “O sistema faz essa detecção e cria um banco de dados, que nos fornece condições de fazer análises e tomar providências. Hoje já contamos, por exemplo, com informações sobre as principais trajetórias de chuvas na Região Metropolitana de BH graças aos mapas de raios que estão armazenados nos computadores”, informa.

A Cemig tem condições de tomar várias medidas. Mas o consumidor, segundo ele, também deve fazer sua parte para evitar acidentes e perdas.

Em caso de tempestades com raios, por exemplo, deve-se evitar utilizar aparelhos eletrônicos conectados à fonte de energia, como TV, ferro elétrico, computador etc. Para evitar curtos-circuitos e o interrompimento de energia elétrica, é importante que a residência tenha circuitos elétricos compatíveis com a quantidade de equipamentos eletrônicos da casa. Recomenda-se que a tensão das instalações também seja adequada. “E se você quiser aumentar a proteção da sua rede elétrica, indica-se também a instalação de um para-raio de baixa tensão.”

.