Depois de dois anos na ponta, o iPhone, da norte-americana Apple, perdeu o posto de smartphone mais vendido no mundo. Segundo dados da empresa de pesquisa Strategy Analytics, foram comercializadas 16,2 milhões de unidades do aparelho no terceiro trimestre deste ano, enquanto o Galaxy S3, da sul-coreana Samsung, cravou a marca dos 18 milhões, assumindo a liderança do mercado.
As principais explicações para a mudança na preferência dos consumidores passam pelas novidades do Galaxy S3, que traz processador quad-core e tela HD Super AMOLED, com um ecrã de 4.8 polegadas. Além disso, segundo a empresa responsável pela pesquisa, a ampla distribuição e os subsídios generosos concedidos pelas operadoras também tem favorecido o Samsung.
De acordo com o diretor executivo da Strategy Analytics, Neil Mawston, o S3 provou ser muito popular com os consumidores da América do Norte, Europa e Ásia. No entanto, ele alerta que a liderança deve ser curta. "A Apple teve um começo muito sólido com o iPhone 5, largando já com uma estimativa de 6,0 milhões de unidades vendidas globalmente no último trimestre", ponderou.
A disputa da liderança no último trimestre do ano, portanto, deve acontecer mesmo entre o Galaxy S3 e o iPhone 5, que duelam pelo mercado aquecido do fim de ano. E você, qual ganha sua preferência?