“A Apple está no auge. Ela foi construída em cima de produtos surpreendentes, mas a dificuldade é manter esse ritmo de inovações”, aponta o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude. Ele explica que o temor do mercado é de que o valor das ações da empresa cresce muito rapidamente, mas o mesmo aconteceu antes ao Facebook, que nos últimos meses perdeu a metade do seu valor. “Não espero que com a Apple aconteça uma queda abrupta como essa, mas estamos monitorando a empresa, porque os concorrentes estão inovando muito rapidamente nos smartphones", pondera.
Em um ano, a Apple perdeu significativamente sua participação de mercado no segmento dos celulares inteligentes. No último trimestre de 2011, a empresa vendeu 37 milhões de smartphones, 1 milhão a mais do que a Samsung. Nos três primeiros meses de 2012, foi ultrapassada pela concorrente, que comercializou 42 milhões ante 35 milhões da marca da maçã. No segundo trimestre, a diferença ficou ainda maior: as vendas de iPhones da Apple ficaram em 26 milhões e as de produtos da Samsung atingiram praticamente o dobro, 50 milhões. “Estamos prevendo que agora no terceiro trimestre a Samsung supere a Apple mais uma vez e que, no quarto, as duas fiquem equiparadas. Mas, no ano de 2012 como um todo, a concorrente ficará à frente da maçã”, estima Tude.
Se depender do iPhone 5, a Apple tem tudo para voltar à liderança no segmento. Em apenas três dias de vendas foram 5 milhões de smartphones vendidos em apenas um fim de semana em nove países, 1 milhão a mais que o iPhone 4S, o que zerou os estoques da empresa. A loja on-line vendeu 2 milhões de unidades em menos de uma hora. Como comparação, a maçã vendeu em três dias 20% do total de aparelhos Samsung Galaxy SIII comercializados em quatro meses. “Agradecemos a paciência e estamos trabalhando duro para produzir um número suficiente de iPhones 5 para todos”, disse, em nota, Tim Cook, CEO da Apple. (Com Ataide de Almeida Jr.)