Jornal Estado de Minas

Alternativas ao Instagran

José Antônio Ramalho - Atalho
- Foto: MoloMe/Reprodução de telaCom a onda do Instagran se espalhando, as fotos com aparência antiga estão ganhando popularidade. Usuários de iPhone e, mais recentemente, de celulares com sistema operacional Android, já contam com a versão do produto.
Contudo usuários de outros sistemas operacionais ainda estão órfãos do aplicativo, mas podem conseguir o mesmo efeito usando produtos similares. Alguns deles permitem aplicar o efeito e compartilhar a foto num site próprio, onde você pode criar uma conta e manter suas fotos. Outros se restringem apenas à aplicação do efeito.

Um bom exemplo é o Molo.me que oferece recursos para aplicar 14 tipos de efeitos nas fotos e ainda faz compartilhamento on-line para os sistemas operacionais Symbiam e Blackberry. Uma vez instalado o aplicativo, você tem que se cadastrar no site, por meio do próprio aparelho, na primeira utilização do programa. Basta informar um nome de usuário e senha (veja tela).

Voce pode aplicar efeitos em fotos que estejam no celular ou em novas imagens que irá capturar com a câmera. Para aplicar um efeito, clique no botão da câmera e pressione ok para deixar a foto no tamanho original, ou faça um recorte na mesma. Em seguida, você pode usar a barra da direita para rolar e escolher um efeito. Depois de fazer o upload de 20 fotos, o programa libera mais efeitos para serem aplicados às suas fotos.

Para o Blackberry, você também pode baixar na Blackberry App World o aplicativo PhotoStudio, uma alternativa para a câmera do smartphone da RIM, que aplica diversos efeitos ao estilo Instagran, além de molduras. São 75 efeitos e você ainda pode combiná-los aplicando um sobre o outro.

Embora ele tenha mais efeitos do que o molo.me , você não dispõe de um site de compartilhamento. Mas ele não deixa de ser uma ótima opção para tratar suas fotos e postar no Facebook, Twitter ou blog, pois tem integração com esses site.