Jornal Estado de Minas

O registro do Windows

José Antônio Ramalho - Atalho
- Foto: O sistema operacional Windows tem um arquivo especial chamado de Registro do Windows, um banco de dados que armazena informações sobre quase tudo o que é feito no micro: um programa instalado, um pano de fundo trocado, uma alteração de programa (como o navegador padrão utilizado)... Tudo isso fica registrado nesse arquivo.
Por exemplo, quando você clica num arquivo .JPG, o Windows abre o seu visualizador de arquivos padrão. Mas se você instala um programa de edição de imagens, ele pode assumir o papel de abrir esse tipo de arquivo mudando uma entrada ou chave dentro do registro do Windows. O mesmo ocorre com todos os tipos de arquivos que existem no micro.

Quando você instala um programa, ele faz diversas modificações no registro, para que possa funcionar adequadamente. Contudo, muitas vezes, quando esse programa é desinstalado ele não remove todas as entradas que criou, ou restaura as chaves ao seu estado anterior, causando algum tipo de lentidão, ou até mesmo funcionamento incorreto do sistema operacional.

Portanto, é importante tomar algumas medidas para evitar possíveis problemas com o registro e garantir um funcionamento adequado do sistema operacional. Uma medida preventiva é executar o programa de criação de ponto de restauro do Windows antes de instalar qualquer novo programa. Para criar um ponto de restauro no Windows 7, clique no botão Iniciar, Painel de controle e escolha a opção Exibir informações básicas do computador. Na tela que se abre, clique em Proteção do sistema e, na caixa de diálogo que é exibida, clique no botão Criar. Será solicitado um nome para aquele ponto de restauro que facilite sua identificação. Como sugestão, digite o nome do programa que está instalando e clique em Criar. Em alguns instantes o ponto de restauro estará lá.

Se algo der errado depois da instalação, você pode usar o programa Restauração do sistema. Esse utilitário pode ser usado clicando no botão Iniciar, Acessórios, Ferramentas do sistema e Restauração do sistema. Na tela que se abre, clique em Avançar e escolha o ponto que você criou. Essa operação desfaz todas as alterações feitas no registro a partir do momento em que foi criado o ponto de restauro, inclusive a remoção dos programas instalados. Contudo, os dados do usuário, como arquivos de documentos, fotos e outros, não são afetados.

Outra medida que você pode tomar para limpar o registro é usar programas utilitários, como o Ccleaner, disponível em https://bit.ly/ecCfdO ou Advanced System Care Free, encontrado em https://bit.ly/za9EP, que dispõem de diversas funções para melhorar a performance do Windows, incluindo a limpeza do registro.