(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cancelado programa com células-tronco contra paraplegia


postado em 16/11/2011 11:37

WASHINGTON - A empresa de biotecnologia americana Geron cancelou o primeiro teste clínico de um tratamento contra a paraplegia baseado em células-tronco embrionárias humanas devido a seu alto custo, e decidiu se concentrar em dois novos remédios contra o câncer.

O cancelamento do teste clínico, que buscava tratar da paraplegia provocada por lesões na medula espinhal, também levou a empresa com sede na Califórnia a demitir 66 funcionários, ou 38% de seu quadro de pessoal.

"Geron planeja acabar com o recrutamento de voluntários para os testes clínicos do GRNOPC1 dedicado ao tratamento de lesões na medula espinhal", destaca o site da empresa.

"Mas a Geron tem a firme vontade de continuar com o acompanhamento dos pacientes que já participaram deste estudo, recopilando dados e informando à FDA (agência de medicamentos e alimentos dos EUA) e à comunidade médica sobre seus progressos".

"O tratamento foi bem tolerado e não houve efeitos colaterais graves", disse John Scarlett, presidente-executivo da Geron. "A decisão de interromper nossas atividades com células-tronco foi muito difícil porque nossos programas de pesquisas e nosso sucesso neste campo são amplamente reconhecidos e os mais avançados do mundo".

"No contexto atual de falta de recursos e de condições econômicas incertas, temos a intenção de concentrar nossos recursos na fase 2 de testes clínicos do Imetelstat (GRN163L) e do GRN1005, dois novos tratamentos experimentais promissores contra o câncer".

Scarlett destacou que a Geron está "em busca de sócios que tenham recursos técnicos e financeiros para permitir a retomada do programa com células-tronco", que manterá um pequeno grupo de funcionários até o segundo trimestre de 2012.

O primeiro teste clínico com células-tronco embrionárias humanas teve início em outubro de 2010 e incluiu dez voluntários.

Outra empresa de biotecnologia americana, Advanced Cell Technology, de Boston, começou poucos meses depois um teste clínico baseado em células-tronco para tratar a cegueira.

As células-tronco embrionárias podem se transformar em qualquer célula do organismo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)