(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cientistas trabalham em nariz eletrônico para detectar tuberculose


postado em 09/11/2011 08:51

NOVA DÉLHI - Cientistas indianos anunciaram que estão prestes a desenvolver um "nariz eletrônico" para detectar a tuberculose no hálito dos pacientes, oferecendo uma possibilidade de diagnóstico rápido capaz de salvar centenas de milhares de vidas. O "E-Nose" é um dispositivo manual, operado por bateria, similar a um bafômetro da polícia usado para flagrar motoristas embriagados.

O doente sopra o equipamento e sensores captam os biomarcadores de tuberculosenas em gotículas de saliva, resultando em um diagnóstico quase instantâneo e altamente preciso.

O "E-Nose" é produzido em colaboração do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia de Nova Délhi e da companhia Next Dimension Technologies na Califórnia. "Esperamos ter um protótipo pronto para testes clínicos em outubro de 2013", afirmou o chefe das pesquisas, Ranjan Nanda.

A tuberculose mata cerca de 1,7 milhão de pessoas anualmente em todo o mundo e o cientistas calculam que o "E-Nose" possa salvar 400.000 vidas por ano em países em desenvolvimento, graças ao diagnóstico precoce, ao tratamento e à redução das transmissões.

A doença é atualmente detectada em testes de secreções que são caros e demoram vários dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)